1,7 bilhão de euros: o que representa o novo contrato entre Barcelona e Nike?
Acordo é visto como o maior já feito entre um clube e uma marca de material esportivo
Redação Exame
Publicado em 23 de dezembro de 2024 às 14h34.
A renovação do contrato de patrocínio entre Barcelona e Nike já é tratado como o 'acordo do século' e o maior já feito entre um clube e uma marca de material esportivo: apesar dos números oficiais não terem sido divulgados, fala-se em 1,7 bilhão de euros ao longo dos 14 anos de duração do compromisso, cerca de R$ 10,35 bilhões na cotação atual.
“Além de se manter todos os anos entre as camisas de clube mais vendidas do mundo, a relação FC Barcelona transcende uma parceria tradicional de material esportivo e reitera o posicionamento da marca de se associar com os destaques de cada categoria, além de rivalizar com a fornecedora do arquirrival Real Madrid (Adidas)", diz Ivan Martinho, professor de marketing esportivo pela ESPM.
Nike e Barcelona possuem uma das parcerias mais antigas de todo o mundo, desde 1998, e a aprovação para o novo contrato se deu neste último final de semana, em uma Assembleia Extraordinária que reuniu membros de diferentes escalões da administração do Barcelona, como ex-presidentes, gestores afiliados, senadores e sócios escolhidos por sorteio. Foram 419 votos a favor do novo contrato, 27 contrários e 22 nulos.
Também de acordo com informações da imprensa espanhola, a atual renovação contempla bônus pela assinatura do contrato, que será divido ao longo dos anos da nova parceria.
“O acordo é um marco no mercado de patrocínios esportivos, consolidando uma das maiores parcerias já firmadas no futebol. Reflete a enorme visibilidade global do clube, sendo um ativo estratégico para a Nike expandir sua presença no futebol e se conectar com uma base de fãs internacional. Essa aliança de longo prazo não apenas reforça a saúde financeira do Barcelona, mas também sublinha a crescente importância das parcerias estratégicas no marketing esportivo, onde valor financeiro e engajamento global caminham lado a lado", explica Bruno Brum, CMO da Agência End to End, empresa que conecta o torcedor à sua paixão e é um hub de soluções e engajamento para o mercado esportivo.