ESG

Apoio:

Logo TIM__313x500
logo_unipar_500x313
logo_espro_500x313
ONU_500X313 CBA
ONU_500X313 Afya
ONU_500X313 Pepsico
Logo Lwart

Parceiro institucional:

logo_pacto-global_100x50

Série conta a história da COP28, da chegada de Lula ao acordo que define o início do fim do petróleo

Minidocumentários produzidos pela EXAME retratam o dia a dia na conferência, os conflitos e os bastidores da reportagem

Gravação da série de minidocumentários produzidos pela EXAME na COP28 (Leandro Fonseca/Exame)

Gravação da série de minidocumentários produzidos pela EXAME na COP28 (Leandro Fonseca/Exame)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 27 de dezembro de 2023 às 10h00.

A 28ª edição da Conferência das Partes, a COP28, realizada em dezembro na cidade de Dubai, Emirados Árabes Unidos, foi histórica. Pela primeira vez, os quase 200 países que compõem o quadro da ONU para o debate sobre as mudanças climáticas concordaram em incluir, no texto, menção ao fim dos combustíveis fósseis. Para muitos, ela marca o início do fim do petróleo.

Essa história, com seus conflitos, contradições e protagonistas inesperados, é tema de uma série de minidocumentários produzidos pela EXAME, que acompanhou a COP28 do início ao fim, em Dubai. São nove episódios, que retratam o dia a dia na conferência, os personagens, as discussões e, como não podia ser diferente, o papel do setor privado na busca por uma solução comum para as mudanças climáticas.

A série é dirigida pelo editor de ESG da EXAME, Rodrigo Caetano, que também assina outra série de documentários lançada este ano, retratando a Assembleia Geral da ONU deste ano em Nova York. As duas séries, inclusive, que totalizam 13 episódios, podem ser vistas em sequência, para se ter um panorama mais amplo sobre o processo que culminou no texto histórico de Dubai. A equipe ainda inclui a repórter Marina Filippe e o diretor de fotografia Leandro Fonseca.

O time da EXAME na COP28 foi o maior da imprensa escrita brasileira. Além dos jornalistas já citados, estiveram presentes a head de ESG, Renata Faber; o editor de Macroeconomia, Luciano Pádua; e a repórter de Agronegócios, Mariana Grilli. Nos bastidores, Frank Honma e Julio Gomes cuidaram da edição e da finalização dos vídeos, que foram publicados ao longo do evento.

Com esse novo estilo de cobertura, que será replicado e aprimorado para novos eventos, a EXAME busca oferecer ao leitor a melhor experiência possível para a aquisição de conhecimento e informação. Além da série de vídeo, foram publicados mais de 200 textos e milhares de fotos sobre a COP28, reunidos em um site especial. O objetivo é possibilitar uma imersão no tema, incluindo os bastidores da cobertura.

As próximas edições da Assembleia Geral da ONU e da COP29, que será realizada na cidade de Baku, no Azerbaijão, também contarão com a mesma cobertura. A EXAME prepara para 2025 um especial sobre a COP30, a ser realizada em Belém, no Pará, evento que pode representar uma virada no protagonismo global do Brasil.

yt thumbnail
Acompanhe tudo sobre:COP28Exame na COP28

Mais de ESG

Sob pressão de países ricos e atenção dividida com G20, começa semana crucial da COP29

Capital da Índia atinge nível de poluição 60 vezes maior ao aceitável pelas normas internacionais

Lula pede apoio para ações climáticas nas cidades do mundo

Lotada de lobistas, COP29 deve ser a segunda maior da história