ESG

Apoio:

GCB INVEST (1)

Melhores do ESG: Com método Cradle to Cradle, empresas se reinventam

Muda a forma de produzir, comunicar e consumir, como defendeu Christina Raab durante uma aula gratuita realizada ao vivo na tarde de segunda, 10 de maio

Muda a forma de produzir, comunicar e consumir, como defendeu Christina Raab durante uma aula gratuita realizada ao vivo na tarde de segunda, 10 de maio (Christina Raab/arquivo pessoal/Divulgação)

Muda a forma de produzir, comunicar e consumir, como defendeu Christina Raab durante uma aula gratuita realizada ao vivo na tarde de segunda, 10 de maio (Christina Raab/arquivo pessoal/Divulgação)

LB

Leo Branco

Publicado em 11 de maio de 2021 às 20h50.

Como alcançar o mais alto padrão de ESG, aquele em que todos os processos são repensados e os produtos, reinventados? O “Cradle to Cradle” (“do berço ao berço”) proporciona esse nível de desempenho. Ele leva em consideração cinco aspectos: saúde do material, qualidade do produto, proteção da água e do solo, proteção do clima e justiça social. Somados, eles permitem alcançar a economia verdadeiramente circular.

Para auxiliar as empresas a alcançar esse novo padrão, o Cradle to Cradle Products Innovation Institute confere certificações em quatro categorias, de bronze a platina. “A transição para energias renováveis só podem resolver 55% das emissões globais. O restante precisa vir de uma transformação da forma como fabricamos e consumimos produtos”, lembrou Christina Raab durante uma masterclass disponibilizada online e gratuitamente durante o evento Melhores do ESG, que está sendo realizado por Exame ao longo de cinco semanas.

Novo ciclo

Raab é Vice Presidente de desenvolvimento e estratégia no instituto. Falando a partir de Amsterdã, ela definiu a estratégia “do berço ao berço” da seguinte forma: “O Cradle to Cradle implica numa mudança de paradigma fundamental. Tudo no ciclo de produção passa a seguir o círculo biológico. Buscamos um impacto global de materiais e produtos, projetados de forma a desenvolver uma economia próspera e que zele pelo meio ambiente.”

A soma dos cinco aspectos, disse ela, permite alcançar um feito: garantir que o uso de materiais seja revisto, os produtos sejam desenhados para serem reaproveitados e a gestão de recursos naturais, assim como o compromisso com os direitos humanos, sejam considerados prioritários.

Para alcançar o sucesso, disse ela, é fundamental fortalecer as iniciativas já existentes de sustentabilidade, usar a estratégia Cradle to Cradle para informar as estratégias de desenvolvimento, engajar todos os departamentos relevantes, inclusive a alta liderança, e encontrar os melhores parceiros.

Recomendou: “O ideal é encontrar fornecedores que já tenham uma mentalidade parecida, que compartilhem dos seus valores”. Perto do final de sua aula, lembrou: “O Brasil tem um potencial enorme. Pode se tornar um líder global nesse novo modelo econômico”.

 

De 0 a 10 quanto você recomendaria Exame para um amigo ou parente?
 

Clicando em um dos números acima e finalizando sua avaliação você nos ajudará a melhorar ainda mais.

Acompanhe tudo sobre:Melhores do ESG

Mais de ESG

Oracle tomba mais de 10% com alerta sobre gastos bilionários em IA

Dólar cai mais de 1% e fecha a R$ 5,40 após tom duro do Copom

'Algumas situações podem ser potencializadas com IA, mas com limites', diz diretora do Dante

Construtora de residencial mais alto de BC projeta dobrar vendas em 2026