Exame Logo

COP28: Brasil tem a maior delegação, veja quem faz parte

Além do presidente Lula, a comitiva brasileira que estará presente na COP28 dos dias 30 de novembro a 12 de dezembro conta com ministros, líderes de associações, empresas e instituições, acadêmicos e representantes da sociedade civil

Brasil na COP28: país irá para Dubai com uma das maiores delegações (Filipe Bispo/picture alliance/Getty Images)
Fernanda Bastos

Repórter de ESG

Publicado em 30 de novembro de 2023 às 12h00.

Última atualização em 6 de dezembro de 2023 às 18h01.

Hoje, 30, começa a 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima ( COP28 ), evento climático que reúne representantes dos governos, empresas e a sociedade civil em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Neste ano, o Brasil viaja à península arábica com possivelmente a maior delegação entre os países-membros, com mais de 2 mil inscritos.

Adelegação brasileira bateu recorde na COP28. São cerca de 2.400 inscritos, como informou o Itamaraty. Apenas entre autoridades e funcionários do governo são em torno de 400 nomes. Também integram a lista parlamentares, representantes do setor privado, da sociedade civil e da academia.

Veja também

Além da participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva , estarão presentes ministros, como a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, do Turismo, Celso Sabino, das Cidades, Jader Filho, de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, das Mulheres, Cida Gonçalves, e o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro. Alguns estados e municípios também enviarão representantes.

Quer saber tudo sobre a COP28? Acompanhe a página especial da EXAME

De acordo com comunicados do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e do Ministério das Relações Exteriores (MRE) à imprensa, o país terá mais de 110 painéis no Pavilhão Brasil – paralelo à agenda oficial dos representantes de Estado. Os debates vão acontecer no Pavilhão Brasil.

Entre os participantes dos painéis estão oTribunal de Contas da União, Superior Tribunal de Justiça, Superior Tribunal de Justiça, União da Industria da Cana-de-Açúcar e Bioenergia, Consórcio Amazônia Legal, CEBDS, Sebrae, ApexBrasil, The Nature Conservancy Brasil e Petrobras.

Os painéis terão temas tão diversos quanto a lista de inscritos brasileiros. Estão previstas discussões como os caminhos para pecuária regenerativa e rastreável, o papel dos Estados na adaptação às mudanças climáticas , Belém e a COP30, conservação e restauração dos biomas brasileiros, racismo ambiental, financiamento climático e mercado de carbono, racismo ambiental e justiça climática.

Confira as últimas notícias da COP28:

Acompanhe tudo sobre:Exame na COP28COP28Brasil

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de ESG

Mais na Exame