Esfera Brasil
Um conteúdo Esfera Brasil

Presente em 15 países, Smart Fit fecha primeiro trimestre com 401 mil novos clientes

Rede de academias tem desempenho recorde e registra abertura de 238 novas unidades

Diogo Corona reforça que um dos propósitos da marca é o de estar sempre pronta para atender o maior número de alunos (Instagram Smart Fit/Reprodução)

Diogo Corona reforça que um dos propósitos da marca é o de estar sempre pronta para atender o maior número de alunos (Instagram Smart Fit/Reprodução)

Esfera Brasil
Esfera Brasil

Plataforma de conteúdo

Publicado em 27 de maio de 2024 às 13h50.

A rede de academias Smart Fit, que nos últimos anos tem avançado no mercado internacional, fechou o primeiro trimestre com 401 mil novos clientes. Segundo o COO da empresa, Diogo Corona, a rede bateu recorde de abertura de novas academias em março deste ano, quando foram inauguradas 238 novas unidades.

Em entrevista à Esfera Brasil, o executivo afirmou que vê espaço para dobrar o número de lojas atuais e reforçou que um dos propósitos da marca é o de estar sempre pronta para atender ao maior número possível de alunos. Atualmente, a Smart Fit está presente em outros 14 países além do Brasil e, ao todo, conta com 1.441 unidades.

Confira abaixo:

Os números de unidades da Smart Fit cresceram consideravelmente em relação ao ano passado, inclusive internacionalmente. Conte-nos sobre as intenções de expansão da marca fora das fronteiras brasileiras: quais são os próximos passos?

A Smart Fit tem presença em 15 países da América Latina, sendo que aproximadamente metade das lojas está no Brasil e metade nos demais países latino-americanos. A tendência é que a participação dos outros países cresça cada vez mais em relação ao Brasil, seguindo a proporção da população de cada um. Hoje, o Brasil tem cerca de 215 milhões de habitantes, enquanto a população somada desses outros 14 países é de pouco mais de 360 milhões de pessoas, ou seja, 70% a mais que a brasileira.

Em março, registramos o recorde de abertura de lojas em 12 meses. Foram 238 unidades adicionadas no acumulado no período, e a expectativa de 2024 é atingir entre 240/260 novas lojas. A ideia é seguir nessa expansão e consolidar cada vez mais os 15 países em que temos presença. Acreditamos que temos espaço para dobrar o número de lojas atuais, mantendo essas mesmas geografias.

Em que a Smart Fit tem apostado para atrair tantos novos clientes, visto o número de alunos adicionados no primeiro trimestre?

O negócio de academias tem uma particularidade sazonal. O setor diz que janeiro é o equivalente ao Natal para o comércio e faz com que o primeiro trimestre tenha um peso maior em relação ao resto do ano. Nosso objetivo é sempre estarmos preparados para receber o maior número de alunos, tanto operacionalmente quanto em marketing, mídia e atração dos mesmos. A força da marca e a capilaridade ajudam também na busca ativa das pessoas, dado que somos top of mind da categoria.

Na avaliação de vocês, de onde vem essa demanda pelo "fitness" agora? É possível fazer alguma correlação de cenário de inflação e renda?

A demanda pelo fitness vem crescendo nos últimos anos. Essa tendência foi observada ao longo das décadas e cresceu ainda mais depois da pandemia. As pessoas passaram a perceber a importância de se manterem saudáveis. A isso se somam os hábitos da geração Z, que inclui maior cuidado com a saúde e o bem-estar. Outro dado é a renda disponível das pessoas, que é determinante na demanda por academia, dado que é algo que está nos primeiros lugares de uma lista de cortes quando o dinheiro encurta. Mas o que vimos mais recentemente é que, na lista de prioridade das pessoas, a academia tem ganhado posições. Ou seja: cada vez mais é algo que as pessoas resistem a cortar do orçamento.

Acompanhe tudo sobre:Smart Fit

Mais de Esfera Brasil

Ajuda do governo federal ao Rio Grande do Sul chega a R$ 39 bilhões

Governo define regras mais rígidas para distribuidoras de energia

Projeto aprovado no Senado prevê incentivos para hidrogênio verde

Segurança pública demanda solução integrada, atesta estudo encomendado pela Esfera Brasil

Mais na Exame