Exame Logo

Conheça a proposta de privatização da Sabesp, aprovada pela Assembleia Legislativa de São Paulo

Segundo governo, projeto tem como metas a universalização do saneamento em 375 cidades, inclusão de um milhão de pessoas carentes e redução de tarifa

Segundo o Governo de São Paulo, desestatização da Sabesp vai reduzir a tarifa e permitir mais investimentos para universalização. (Sabesp/Divulgação)
Esfera Brasil

Plataforma de conteúdo

Publicado em 11 de dezembro de 2023 às 08h00.

Com 62 votos a favor e 1 contra, o Projeto de Lei (PL) 1.501/2023, que trata da privatização da Sabesp, umas das maiores empresas de saneamento do mundo, foi aprovado na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) e seguiu para sanção do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).

“A aprovação do processo de desestatização da Sabesp representa um grande avanço para o estado. Ele ajudará a construir um legado de universalização do saneamento, de despoluição de mananciais, de aumento da disponibilidade hídrica e de saúde para todos”, afirmou o governador em comunicado.

Veja também

Na avaliação de Tarcísio de Freitas, os deputados promoveram um amplo debate a respeito da proposta do Executivo estadual e fizeram contribuições “que melhoraram o que propusemos”.

Ao projeto, foram incorporadas 26 emendas por meio de quatro subemendas do relator, o deputado estadual Barros Munhoz (PSDB). Elas preveem dispositivos para garantir a redução da tarifa cobrada pela Sabesp por meio de um fundo especial a ser criado pelo estado, estabilidade dos atuais servidores da companhia por 18 meses após a desestatização da empresa e inclusão de indicações do Poder Legislativo no Conselho Orientador do Fundo de Apoio à Universalização do Saneamento no Estado de São Paulo (Fausp).

Após a sanção, o documento será publicado no Diário Oficial do Estado. Segundo o governo paulista, serão realizadas conversas com todos os municípios para renovação do contrato de concessão até 2060, “garantindo a inclusão dos mais pobres e os investimentos necessários para a universalização”.

Veja também: ‘Imposto de consumo tem finalidade de arrecadar, mais nada’, diz economista sobre reforma tributária

‘O Brasil é importante para a transição energética e ecológica do mundo’, diz diretora do BNDES

Entenda as diferenças entre concessão, PPP e privatização

Proposta aprovada

Entre os compromissos previstos na proposta aprovada naAlespestão:

Qualquer pessoa que tenha uma conta em uma corretora poderá comprar ações da empresa, que hoje pertencem ao governo. Elas não serão vendidas para um único investidor ou grupo, e sim negociadas com diferentes interessados.

O governo promete destinar 30% do valor de venda das ações, além do lucro do estado na empresa (dividendos), para reduzir a conta de água, com foco na população de baixa renda.

De acordo com o comunicado do governo estadual, estão sendo definidas as novas regras para as revisões tarifárias “em um modelo moderno que consegue combinar tarifa mais barata com incentivo a novos investimentos”.

As definições precisam ser realizadas antes do início da oferta pública de ações na bolsa de valores brasileiraprevista para o primeiro semestre de 2024. A estimativa do governo é que o processo seja totalmente concluído até julho.

Universalização do saneamento

Do total dos domicílios atendidos pela Sabesp, 98% possuem água tratada e 83% têm esgoto coletado e tratado. O número, no entanto, não considera as áreas rurais nem comunidades, onde hoje vivem cerca de um milhão de pessoas. O Novo Marco Legal do Saneamento Básico estabelece que elas sejam inclusas no serviço em menos de dez anos.

Para atingir a meta de universalização – levar 99% de água tratada e coletar 90% do esgoto da população até 2033 –, será preciso investir R$ 66 bilhões, na avaliação da Sabesp.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cada real investido em saneamento gera R$ 5,5 em benefícios à sociedade, com economia nos gastos com saúde e melhor produtividade no trabalho.

Acompanhe tudo sobre:SabespTarcísio Gomes de FreitasPrivatizaçãoSaneamento

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Esfera Brasil

Mais na Exame