Comunidades vizinhas à futura Linha 6 de metrô são foco de ações de empregabilidade
Entre as áreas atendidas pela Acciona, empresa que está construindo a linha, estão diferentes bairros lindeiros das obras beneficiados pelas iniciativas sociais
Plataforma de conteúdo
Publicado em 13 de maio de 2024 às 08h00.
Última atualização em 13 de maio de 2024 às 10h19.
Ainda que as obras da Linha 6-Laranja de metrô de São Paulo estejam em andamento, parte da população da capital paulista já tem se beneficiado da construção da estrutura que receberá o transporte público, que vai ligar o centro à região Noroeste da cidade.
A Acciona, empresa global de infraestrutura sustentável e responsável pela construção do megaprojeto, tem se dedicado a realizar ações nas comunidades que vão receber o traçado de 15,3 quilômetros distribuído em 15 estações. Entre essas áreas estão bairros como a Freguesia do Ó e a Vila Brasilândia, localidades altamente populosas e que concentram alguns bolsões de vulnerabilidade social.
”As ações realizadas pela Acciona são baseadas em um estudo socioeconômico do traçado em construção da Linha 6-Laranja, identificando, assim, as necessidades locais e contribuindo para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Por conta da forte desigualdade de gênero e disparidades na educação das comunidades do entorno das obras, reforçamos a nossa atuação", explica André De Angelo, diretor País-Brasil da Acciona.
Entre as iniciativas desenvolvidas nas localidades está o programa “Acciona por Elas”, que incentiva o empreendedorismo e a autonomia feminina, profissionalizando a geração de renda de mulheres vulneráveis nas comunidades. Além de desenvolver suas habilidades profissionais, o projeto também promove o equilíbrio pessoal e profissional, com trabalhos flexíveis que possibilitem conciliar a demanda social e familiar. Já foram mais de 12 mil horas de treinamento e mais de 400 mulheres capacitadas.
Educação
Nas escolas que funcionam nas comunidades vizinhas às obras, a multinacional espanhola tem oferecido orientações a professores e funcionários sobre primeiros socorros, prevenção contra incêndio e atendimentos a emergências.
Para os estudantes, um programa de protagonismo jovem tem foco na resolução de conflitos, desenvolvimento de liderança e oratória, além de ações de intercâmbio e trocas de experiências envolvendo escolas localizadas em diferentes bairros da capital paulista e que estão na direção do traçado da nova linha de metrô.
Segundo a Acciona, mais de 6.500 crianças, jovens e uma comunidade escolar são beneficiados pelas ações.
“As grandes obras de infraestrutura são uma oportunidade para a criação de valor adicional à sociedade, e a Acciona atua continuamente para deixar um legado social positivo para as comunidades e para o planeta”, afirma De Angelo.