Economia

Yellen prepara Wall Street para mais regras de financiamento

Fed está considerando mais medidas para lidar com os riscos remanescentes à estabilidade financeira nos mercados de financiamento de atacado de curto prazo


	Janet Yellen: "a equipe do Federal Reserve está avaliando ativamente novas medidas que possam lidar com estes e outros riscos residuais nos mercados de financiamento de atacado de curto prazo"
 (Jim Buorg/Reuters)

Janet Yellen: "a equipe do Federal Reserve está avaliando ativamente novas medidas que possam lidar com estes e outros riscos residuais nos mercados de financiamento de atacado de curto prazo" (Jim Buorg/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de abril de 2014 às 10h25.

São Paulo - O Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos, está considerando adotar mais medidas para lidar com os riscos remanescentes à estabilidade financeira nos mercados de financiamento de atacado de curto prazo, disse a chair do Fed, Janet Yellen, nesta terça-feira.

Em um discurso gravado em vídeo, Yellen elogiou os novos padrões de liquidez para companhias globais do setor bancário, mas alertou que eles não se aplicam ao chamado sistema bancário sem regulação ou ao sistema financeiro como um todo.

Os chamados padrões de Índice de Liquidez de Curto Prazo (LCR, na sigla em inglês) e o Índice de Liquidez de Longo Prazo (NSFR, na sigla em inglês) "não tratam totalmente das preocupações de estabilidade financeira associadas ao financiamento de atacado de curto prazo", disse ela via vídeo a uma conferência de mercados financeiros no Fed de Atlanta.

"A equipe do Federal Reserve está avaliando ativamente novas medidas que possam lidar com estes e outros riscos residuais nos mercados de financiamento de atacado de curto prazo".

Ela destacou um estudo pelo Comitê de Basileia que sugere que mais reformas acarretarão em ganhos sociais líquidos.

"Embora seja um erro dar peso indevido a qualquer estudo único, este estudo oferece algum apoio à visão de que pode haver espaço para padrões mais fortes de capital e liquidez para grandes bancos do que os que foram adotados até agora", disse ela.

Acompanhe tudo sobre:EconomistasEstados Unidos (EUA)Fed – Federal Reserve SystemJanet YellenMercado financeiroPaíses ricos

Mais de Economia

BNDES vai repassar R$ 25 bilhões ao Tesouro para contribuir com meta fiscal

Eleição de Trump elevou custo financeiro para países emergentes, afirma Galípolo

Estímulo da China impulsiona consumo doméstico antes do 'choque tarifário' prometido por Trump

'Quanto mais demorar o ajuste fiscal, maior é o choque', diz Campos Neto