Economia

Volume de serviços prestados sobe 0,6% em janeiro ante dezembro, diz IBGE

Na comparação com janeiro do ano anterior, houve alta de 1,8% em janeiro, já descontado o efeito da inflação

Desde outubro de 2015, o IBGE divulga índices de volume no âmbito da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS (Nacho Doce/Reuters)

Desde outubro de 2015, o IBGE divulga índices de volume no âmbito da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS (Nacho Doce/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 25 de março de 2020 às 10h16.

Última atualização em 25 de março de 2020 às 18h34.

O volume de serviços prestados subiu 0,6% em janeiro ante dezembro de 2019, na série com ajuste sazonal, segundo os dados da Pesquisa Mensal de Serviços, informou nesta quarta-feira, 25 o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para o mês anterior, o IBGE revisou a queda ante novembro de 2019 de 0 4% para 0,5%.

O resultado de janeiro ficou dentro das estimativas dos analistas ouvidos pelo Projeções Broadcast, que previam desde queda de 0,3% a avanço de 1,0%, com mediana positiva de 0,35%.

Na comparação com janeiro do ano anterior, houve alta de 1,8% em janeiro, já descontado o efeito da inflação. Nessa comparação, as previsões iam de expansão de 0,70% a aumento de 2,50%, com mediana positiva de 1,50%.

A taxa acumulada em 12 meses registrou alta de 1,0%.

Desde outubro de 2015, o IBGE divulga índices de volume no âmbito da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS).

Antes disso, o órgão anunciava apenas os dados da receita bruta nominal, sem tirar a influência dos preços sobre o resultado.

Por esse indicador, que continua a ser divulgado, a receita nominal caiu 0,3% em janeiro ante dezembro de 2019.

Na comparação com janeiro de 2019, houve aumento de 4,3% na receita nominal. Em 12 meses, a receita nominal subiu 4,4%.

Transportes sobem 2,8% em janeiro

O volume de serviços prestados subiu em quatro das cinco atividades na passagem de dezembro de 2019 para janeiro, com destaque para a alta de 2,8% nos serviços transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio.

Com a alta de janeiro, os serviços de transportes recuperaram a queda acumulada de 2,8% em novembro e dezembro do ano passado.

Também foi destaque em janeiro a atividade "Outros Serviços", que avançou 1,2% ante dezembro de 2019. Nos cinco meses desde setembro do ano passado, o volume de serviços prestados nessa atividade acumulou alta de 7,6%, informou o IBGE.

As outras atividades que registraram desempenho positivo foram os serviços prestados às famílias (0,7%), que recuperaram "parte da perda de 2,1% verificada entre novembro e dezembro", e os serviços profissionais, administrativos e complementares (0,1%), que "não conseguiu reverter a queda de dezembro de 2019 (-1 8%)".

Na contramão, o "único o resultado negativo veio de serviços de informação e comunicação: -0,9%, eliminando, assim, o acréscimo de 0,3% verificado no mês anterior", informou o IBGE.

Acompanhe tudo sobre:economia-brasileiraIBGEServiços

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor