Economia

Vendas no varejo dos EUA sobem moderadamente em abril

Departamento de Comércio informou nesta terça-feira que as vendas no varejo subiram 0,3 por cento no mês passado

Varejo: vendas no varejo nos Estados Unidos aumentaram moderadamente em abril (Chris Hondros/Getty Images)

Varejo: vendas no varejo nos Estados Unidos aumentaram moderadamente em abril (Chris Hondros/Getty Images)

R

Reuters

Publicado em 15 de maio de 2018 às 11h08.

As vendas no varejo nos Estados Unidos aumentaram moderadamente em abril, uma vez que os preços em alta da gasolina pesaram sobre os gastos discricionários, mas os gastos do consumidor parecem estar a caminho de acelerar após enfraquecerem no primeiro trimestre.

O Departamento de Comércio informou nesta terça-feira que as vendas no varejo subiram 0,3 por cento no mês passado. Os dados de março foram revisados ​​para cima, mostrando um aumento nas vendas de 0,8 por cento, ante 0,6 por cento anteriormente.

O aumento das vendas no varejo no mês passado ficou em linha com as expectativas dos economistas. As vendas no varejo em abril aumentaram 4,7 por cento em relação ao ano anterior.

Excluindo automóveis, gasolina, materiais de construção e serviços de alimentação, as vendas no varejo subiram 0,4 por cento no mês passado, após um aumento de 0,5 por cento em março em dado revisado para cima. O chamado núcleo das vendas no varejo corresponde mais de perto ao componente de gastos do consumidor no Produto Interno Bruto.

Os gastos dos consumidores, que representam mais de dois terços da atividade econômica dos EUA, cresceram a uma taxa anualizada de 1,1 por cento no primeiro trimestre. A economia cresceu 2,3 por cento no período de janeiro a março.

Em abril, as vendas de automóveis subiram 0,1 por cento, após acelerarem 2,1 por cento em março. As vendas nos postos de serviços saltaram 0,8 por cento, refletindo os preços mais altos da gasolina.

Com os preços nas bombas subindo, as vendas em restaurantes e bares caíram 0,3 por cento, a maior queda desde fevereiro de 2017.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)Varejo

Mais de Economia

Governo sobe previsão de déficit de 2024 para R$ 28,8 bi, com gastos de INSS e BPC acima do previsto

Lula afirma ter interesse em conversar com China sobre projeto Novas Rotas da Seda

Lula diz que ainda vai decidir nome de sucessor de Campos Neto para o BC

Banco Central aprimora regras de segurança do Pix; veja o que muda

Mais na Exame