Economia

Vendas de carros na Europa sobem com ganhos em países

Ajudaram os aumentos em países anteriormente atingidos pela crise como Grécia, Irlanda, Itália e Portugal


	Carros em concessionária: venda de carros na União Europeia e no bloco de negócios da Associação Europeia de Comércio Livre totalizou 967.778 veículos no mês passado
 (Getty Images)

Carros em concessionária: venda de carros na União Europeia e no bloco de negócios da Associação Europeia de Comércio Livre totalizou 967.778 veículos no mês passado (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de fevereiro de 2014 às 10h50.

Frankfurt - As vendas de carros na Europa subiram 5,2 por cento em janeiro, com aumentos em países anteriormente atingidos pela crise como Grécia, Irlanda, Itália e Portugal, o que sugere que uma recuperação está ganhando força.

A Associação de Montadoras Europeias disse nesta terça-feira que a venda de carros na União Europeia e no bloco de negócios da Associação Europeia de Comércio Livre totalizou 967.778 veículos no mês passado.

A indústria de carros da Europa sofreu seis anos de queda, com vendas chegando ao menor nível em cerca de 20 anos, com medidas de austeridade levando os consumidores a cortar gastos. Mas recentemente a indústria voltou a registrar crescimento.

O número de carros vendidos pelas marcas Volkswagen, Peugeot e Renault - as três maiores em participação de mercado na Europa - subiu 7,6 por cento, 8,8 por cento e 3,8 por cento, respectivamente, disse a associação.

Todos os principais mercados europeus registraram aumento, com a Grã-Bretanha e Espanha tendo alta de 7,6 por cento cada e Alemanha registrando alta de 7,2 por cento. Itália e França cresceram 3,2 e 0,5 por cento, respectivamente.

Apenas a Holanda, entre os maiores mercados, teve queda, de 7,1 por cento.

Em mercados menores, mais afetados pela crise da dívida, houve altas mais intensas, com aumento de 33 por cento nas vendas na Irlanda, 32 por cento em Portugal e 15 por cento na Grécia.

Acompanhe tudo sobre:EuropaCarrosAutoindústriaVeículosVendasUnião Europeia

Mais de Economia

Salário mínimo ideal é quase 5x maior do que valor de 2026, diz DIEESE

Com manutenção da Selic, Brasil segue com 2º maior juro real do mundo

BC mantém a Selic em 15% ao ano na última reunião de 2025

Petroleiros da Petrobras aprovam greve a partir de segunda-feira