Economia

Vendas de carros na Alemanha caem pela 1ª vez em cinco meses

Queda na Alemanha contrasta com a França e a Itália, onde as vendas de carros em abril subiram 5,8% e 1,9% respectivamente


	Carros: compactos permaneceram como a categoria mais popular de veículo, respondendo por 25,6 por cento das vendas gerais na Alemanha
 (Paulo Fridman/Bloomberg)

Carros: compactos permaneceram como a categoria mais popular de veículo, respondendo por 25,6 por cento das vendas gerais na Alemanha (Paulo Fridman/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de maio de 2014 às 08h29.

Frankfurt - As vendas de novos carros na Alemanha, o maior mercado automotivo da Europa, caíram 3,6 por cento em abril, a primeira queda em cinco meses, em um sinal de que uma recente recuperação na demanda ainda é frágil.

Os emplacamentos de carros alemães de passeio caíram para 274.097 em abril, disse o Departamento de Veículos Automotores nesta segunda-feira.

A queda na Alemanha contrasta com a França e a Itália, onde as vendas de carros em abril subiram 5,8 por cento e 1,9 por cento respectivamente.

O especialista de automóveis alemão da Ernst & Young, Peter Fuss, disse que há vários fatores em jogo. "Um deles é o fato de que a Páscoa foi em abril e não em março. Mas no geral significa que o mercado ainda está volátil e não estável como algumas pessoas gostariam." O mercado europeu de automóveis mostrou sinais de recuperação de uma baixa de seis anos, mas um excesso de capacidade de produção e fortes descontos continuam a distorcer o nível real de demanda.

Os carros compactos permaneceram como a categoria mais popular de veículo, respondendo por 25,6 por cento das vendas gerais na Alemanha, mostraram as estatísticas do Departamento.

As marcas de luxo Audi, Mercedes e BMW viram os emplacamentos caírem entre 2 e quase 6 por cento, com a líder de mercado Volkswagen registrando uma queda de 4,9 por cento nas vendas.

No geral, os emplacamentos na Alemanha em quatro meses cresceram 2,9 por cento, disse o órgão.

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaAutoindústriaCarrosEuropaPaíses ricosVeículosVendas

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor