Economia

Vendas de automóveis nos EUA têm melhor agosto em 5 anos

As vendas totais no mês foram de 1.285.202 veículos, de acordo com a Autodata Corp


	Logo da montadora Toyota: as vendas das japonesas Toyota e Honda, principalmente, cresceram fortemente
 (Toru Hanai/Reuters)

Logo da montadora Toyota: as vendas das japonesas Toyota e Honda, principalmente, cresceram fortemente (Toru Hanai/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de setembro de 2012 às 20h01.

Detroit - Fabricantes de automóveis registraram seu melhor agosto desde antes da recessão de 2007-2009, com as vendas mensais de crescendo 20 por cento frente a um ano atrás, à medida que consumidores com veículos antigos demonstraram maior confiança em comprar sob condições de crédito mais flexíveis.

As vendas das japonesas Toyota e Honda, principalmente, cresceram fortemente, enquanto as empresas continuam no processo de recuperação após o terremoto e o tsunami do ano passado.

As três montadoras de Detroit tiveram aumento maior em suas vendas em agosto do que projetavam analistas.

As vendas totais no mês foram de 1.285.202 veículos, de acordo com a Autodata Corp, o maior cenário de vendas mensais para qualquer agosto desde 2007, quando foram vendidos 1,47 milhão de automóveis nos Estados Unidos.

"O motivo para essa melhora é que consumidores estão demonstrando mais confiança para fazer grandes compras", disse o analista do mercado automobilístcio Jesse Toprak, do TrueCar.com.

Ele também disse que os novos modelos de Detroit e de montadoras estrangeiras deram a consumidores "a melhor seleção de todos os tempos".

O ritmo de vendas de veículos no mês passado foi o mais recente sinal que sugere que os gastos de consumidores teve resultados melhores no início do terceiro trimestre após fraqueza no consumo conter o crescimento econômico para um ritmo anual de 1,7 por cento de abril a junho.

"O menor gasto de consumidores no segundo trimestre se relacionava apenas à desaceleração na venda de carros. Então, a recuperação nas vendas de veículos remove essa fraqueza e é um bom sinal para os gastos de consumidores no verão", disse o economista chefe do UniCredit Research, Harm Bandholz.

Acompanhe tudo sobre:AutoindústriaCarrosEstados Unidos (EUA)Países ricosVeículosVendas

Mais de Economia

Previdência estuda proibir uso de aposentadorias e pensões em bets

Conta de luz mais barata: Aneel anuncia bandeira verde nas contas de luz em dezembro

Bastidores: sinalização favorável de Lula sobre ajuste fiscal acalmaria mercados, avaliam banqueiros