EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h50.
O desempenho da indústria em outubro reforça a tendência de recuperação da economia. As vendas industriais cresceram 2,66% (taxa dessazonalizada) em relação a setembro. Sem o ajuste sazonal, o crescimento foi de 5,11%. Na comparação com o mesmo período do ano passado, porém, foi registrada queda de 3,16%. No acumulado do ano, o recuo é de 0,78%
Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (5/12) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Segundo a entidade, o desempenho de outubro, pelos dados dessazonalizados, foi o segundo melhor do ano, só perdendo para fevereiro, fortemente influenciado pelo Carnaval.
As horas trabalhadas na produção cresceram 2,98%. Considerando-se os efeitos sazonais, o aumento foi de 0,46% sobre setembro. A utilização da capacidade instalada, porém, manteve-se praticamente estável: 80,1 contra 80,2 (dado dessazonalizado).
Quanto ao nível de emprego, houve aumento de 0,17%. Essa taxa sobe para 0,21% desconsiderando-se os efeitos sazonais. Segundo o presidente da CNI, Armando Monteiro Neto, a recuperação do nível de emprego no Brasil ocorrerá no próximo ano, mas se dará de forma lenta. Ele afirmou que estão criadas as condições para que o Brasil cresça entre 3,5% e 4% em 2004. O ambiente macroeconômico está permitindo isso. A taxa de juros está caindo e a renda do trabalhador deve se recuperar nos primeiros meses do próximo ano.