Usina de etanol de milho é inaugurada em Mato Grosso
Nova usina tem capacidade de fabricar até 240 milhões de litros do biocombustível por ano
Reuters
Publicado em 11 de agosto de 2017 às 11h02.
São Paulo - A FS Bioenergia, primeira usina brasileira para produção de etanol exclusivamente a partir do milho , será oficialmente inaugurada nesta sexta-feira em Lucas do Rio Verde (MT), com capacidade de fabricar até 240 milhões de litros do biocombustível por ano.
Joint venture entre a Fiagril Participações e a gestora norte-americana Summit Agricultural Group, a unidade recebeu investimento de 450 milhões de reais e deverá aproveitar a grande produção do cereal em Mato Grosso, maior produtor brasileiro de milho.
De acordo com a companhia, a usina ainda terá potencial para produzir anualmente até 186 mil toneladas de farelo de milho (DDG), sendo 125 mil toneladas de farelo com alto teor de fibra e 61 mil toneladas de farelo com alto teor de proteína, além de 7 mil toneladas de óleo de milho.
A usina também irá gerar energia elétrica proveniente de biomassa, suprindo seu consumo interno e possibilitando a comercialização da produção excedente. A capacidade de cogeração da FS Bioenergia será de 60 mil megawatts, e a operação em teste já foi autorizada pelo Ministério de Minas e Energia.
A inauguração da usina de etanol de milho, que deverá contará com a presença do presidente Michel Temer e do ministro da Agricultura, Blairo Maggi, ocorre em meio a uma safra recorde do cereal, de quase 100 milhões de toneladas.