Economia

Usar etanol no carro continua desvantajoso em SP, diz Fipe

Especificamente em relação ao comportamento dos preços dos combustíveis, as notícias são melhores para o consumidor paulistano no começo de abril


	Fipe: relação entre combustível derivado da cana-de-açúcar e gasolina atingiu marca de 71,65% na primeira semana do mês ante o nível de 71,27% observado na última semana de março
 (Getty Images)

Fipe: relação entre combustível derivado da cana-de-açúcar e gasolina atingiu marca de 71,65% na primeira semana do mês ante o nível de 71,27% observado na última semana de março (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de abril de 2013 às 15h48.

São Paulo - Abastecer o carro com etanol continua desvantajoso na cidade de São Paulo no começo de abril, de acordo com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

Segundo pesquisa divulgada nesta terça-feira pela Fipe, a relação entre o combustível derivado da cana-de-açúcar e a gasolina atingiu a marca de 71,65% na primeira semana do mês ante o nível de 71,27% observado na última semana de março. Na primeira semana de abril de 2012, esta relação estava no nível de 69,50%.

Na avaliação de especialistas, o uso do etanol deixa de ser vantajoso em relação à gasolina quando o combustível derivado da cana-de-açúcar representa mais de 70% do valor do derivado de petróleo. A vantagem é calculada considerando que o poder calorífico do motor movido a etanol é de 70% do dos que funcionam a gasolina.

Especificamente em relação ao comportamento dos preços dos combustíveis, as notícias são melhores para o consumidor paulistano no começo de abril.

Conforme outro tipo de levantamento da Fipe, que leva em conta o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), o valor médio do etanol subiu menos ante o fim de março e o da gasolina passou a cair.

De acordo com a Fipe, o preço do etanol avançou 2,50% na primeira quadrissemana do mês (últimos 30 dias encerrados neste domingo) ante elevação de 4,50% observada no mês anterior. Quanto à gasolina, o combustível recuou 0,05% ante variação levemente positiva de 0,12%.

Acompanhe tudo sobre:AutoindústriaCarrosCombustíveisPreçosVeículos

Mais de Economia

Brasil é 'referência mundial' em regulação financeira, diz organizador de evento paralelo do G20

Governo teme “efeito cascata” no funcionalismo se Congresso aprovar PEC do BC

Banco Central estabelece regras para reuniões com agentes do mercado financeiro

Produção industrial sobe 4,1% em junho, maior alta desde julho de 2020

Mais na Exame