Economia

União Europeia contestará tarifas do aço chinês na OMC

Uma fonte europeia em Genebra, sede da OMC, disse que a reivindicação formal deve ser feita até o fim da semana


	China e UE já estão se enfrentando por causa de uma série de questões comerciais, com Bruxelas questionando as tarifas aos painéis solares chineses
 (AFP/AFP)

China e UE já estão se enfrentando por causa de uma série de questões comerciais, com Bruxelas questionando as tarifas aos painéis solares chineses (AFP/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de junho de 2013 às 20h54.

A União Europeia aumentará a pressão em sua série de disputas comerciais com a China, disseram diplomatas nesta quarta-feira, com Bruxelas prestes a contestar as tarifas de importação de aço de Pequim na Organização Mundial do Comércio (OMC).

Uma fonte europeia em Genebra, sede da OMC, disse que a reivindicação formal deve ser feita até o fim da semana.

China e UE já estão se enfrentando por causa de uma série de questões comerciais, com Bruxelas questionando as tarifas aos painéis solares chineses.

Em resposta, a China abriu uma investigação aos vinhos importados da Europa e deve adotar ação similar no setor automobilístico.

Repetidas acusações de ambos os lados de "dumping" (venda de produtos a um preço menor para conquistar participação no mercado) aumentaram a pressão sobre a enorme relação comercial entre a UE e a China.

Na OMC, as nações podem pedir ao organismo global para decidir se os membros estão quebrando as regras internacionais de comércio e podem ganhar o direito de adotar medidas de retaliação.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEuropaChinaUnião EuropeiaacoOMC – Organização Mundial do Comércio

Mais de Economia

Por que as fusões entre empresas são difíceis no setor aéreo? CEO responde

Petrobras inicia entregas de SAF com produção inédita no Brasil

Qual poltrona do avião dá mais lucro para a companhia aérea?

Balança comercial tem superávit de US$ 5,8 bi em novembro