Economia

UE pode aplicar multa de 3 bi de euros à Itália por dívida excessiva

Declaração foi feita nesta terça-feira pelo vice-primeiro-ministro do país, Matteo Salvini

Matteo Salvini: vice-primeiro-ministro da Itália viu seu partido de extrema-direita triunfar nas eleições europeias de domingo (Tony Gentile/Reuters)

Matteo Salvini: vice-primeiro-ministro da Itália viu seu partido de extrema-direita triunfar nas eleições europeias de domingo (Tony Gentile/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 28 de maio de 2019 às 09h12.

Roma - A Comissão Europeia pode impor uma multa de 3 bilhões de euros à Itália por quebrar as regras da UE devido ao aumento dos níveis da dívida e do déficit estrutural, disse nesta terça-feira o vice-primeiro-ministro do país, Matteo Salvini.

Salvini, cujo partido de extrema-direita Liga triunfou nas eleições europeias de domingo, disse que usará "todas as minhas energias" para combater o que disse serem regras ultrapassadas e injustas.

Duas autoridades da zona do euro disseram à Reuters na segunda-feira que Bruxelas deve dar início a medidas disciplinares contra a Itália em 5 de junho devido a suas finanças públicas.

Uma carta de alerta da Comissão deve ser enviada ao governo italiano nesta semana.

"Vamos ver se receberemos essa carta onde nos aplicam uma multa pela dívida acumulada no passado e nos dizem para pagar 3 bilhões de euros", disse Salvini em entrevista à rádio RTL.

Acompanhe tudo sobre:Crise econômicaDívidas de paísesItália

Mais de Economia

Corte anunciado por Haddad é suficiente para cumprir meta fiscal? Economistas avaliam

Qual é a diferença entre bloqueio e contingenciamento de recursos do Orçamento? Entenda

Haddad anuncia corte de R$ 15 bilhões no Orçamento de 2024 para cumprir arcabouço e meta fiscal

Mais na Exame