Economia

UE não chega a acordo sobre sanção ao petróleo russo

Membros do bloco voltarão a discutir tema na segunda-feira; oposição da Hungria seria entrave

Europa: Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia incluirá aborto como direito. (Yves Herman/Reuters)

Europa: Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia incluirá aborto como direito. (Yves Herman/Reuters)

GG

Guilherme Guilherme

Publicado em 29 de maio de 2022 às 15h55.

Última atualização em 29 de maio de 2022 às 15h58.

Os estados membros da União Europeia não concordaram com uma proposta de compromisso para interromper as compras de petróleo russo após horas de discussão no domingo, 29, apontando profundas divergências dentro do bloco sobre as sanções a Moscou. O embargo do petróleo é a peça central de um sexto pacote de sanções que os Estados membros discutem há semanas, expondo os limites à unidade do bloco sobre a guerra na Ucrânia e no aumento da pressão econômica sobre a Rússia.

Autoridades de alto escalão dos países membros tentaram chegar a um acordo sobre uma proposta de compromisso que veria uma proibição gradual das compras de petróleo russo entregue em navios com isenção para o petróleo que flui para a Europa através do oleoduto Druzhba da Rússia. Isso significaria uma proibição gradual de cerca de dois terços do petróleo que o bloco de 27 membros importa da Rússia.

Pessoas familiarizadas com as negociações disseram que a Hungria continua se opondo à proposta de compromisso, dizendo que não oferece garantias suficientes a Budapeste. A Hungria se recusou a apoiar um embargo de petróleo total à Rússia, apesar de ter recebido uma longa isenção, argumentando que seria muito caro para o país.

Assine a EXAME e fique por dentro das principais notícias que afetam o seu bolso. Tudo por menos de R$ 0,37/dia.

Autoridades da UE se reunirão novamente na manhã de segunda-feira, 30, para fazer um último esforço para chegar a um compromisso antes de uma cúpula de líderes da UE que começa na segunda-feira. Os líderes da UE devem discutir brevemente a questão na segunda-feira e um acordo ainda é possível no final da semana, de acordo com um funcionário da Comissão Europeia, o braço executivo da UE.

Acompanhe tudo sobre:PetróleoRússiaUnião Europeia

Mais de Economia

BNDES vai repassar R$ 25 bilhões ao Tesouro para contribuir com meta fiscal

Eleição de Trump elevou custo financeiro para países emergentes, afirma Galípolo

Estímulo da China impulsiona consumo doméstico antes do 'choque tarifário' prometido por Trump

'Quanto mais demorar o ajuste fiscal, maior é o choque', diz Campos Neto