Economia

UE assina acordos com A.Latina e Brasil sobre aviação civil

Rio de Janeiro - A União Europeia (UE) assinou hoje um acordo de cooperação com a Comissão Latino-Americana de Aviação Civil (CLAC) e outros dois com o Brasil, em matéria técnica e de segurança no setor. A UE e a CLAC assinaram um memorando de entendimento que servirá para "dar um impulso muito importante" às […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de maio de 2010 às 22h26.

Rio de Janeiro - A União Europeia (UE) assinou hoje um acordo de cooperação com a Comissão Latino-Americana de Aviação Civil (CLAC) e outros dois com o Brasil, em matéria técnica e de segurança no setor.

A UE e a CLAC assinaram um memorando de entendimento que servirá para "dar um impulso muito importante" às relações entre as duas regiões, segundo o diretor de Transporte Aéreo da Comissão Europeia, Daniel Calleja.

Depois da assinatura do documento, o presidente da CLAC, José Huepe, afirmou que ele "beneficiará muito" os 22 países que fazem parte do organismo.

A CLAC é formada por Argentina, Aruba, Belize, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, Jamaica, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.

A UE também assinou dois acordos técnicos com o Brasil, um deles em matéria de segurança, que servirá para convalidar de forma recíproca as certificações concedidas aos aviões.

O outro, denominado horizontal, tem o objetivo de que o país reconheça a UE como um único ente jurídico, o que permitirá a realização de negociações com todo o bloco, em vez de reuniões bilaterais com cada país.

A assinatura dos acordos aconteceu no Rio de Janeiro, na véspera de uma reunião de alto nível sobre o tema, que começa amanhã e vai até a quarta-feira. A reunião contará com 300 participantes, entre eles diretores de companhias aéreas e responsáveis pelos entes reguladores do setor.

A cerimônia contou com a presença do vice-presidente da Comissão Europeia, Siim Kallas; do ministro da Defesa do Brasil, Nelson Jobim; e do ministro do Fomento espanhol, José Blanco, como representante da Presidência de turno da UE, ocupada pela Espanha neste semestre.

Acompanhe tudo sobre:Setor de transporteTransporte e logísticaAmérica LatinaEuropaDados de BrasilAviaçãoUnião Europeia

Mais de Economia

Boletim Focus: mercado aumenta projeção do PIB em 2025, 2026 e 2027

Por que as fusões entre empresas são difíceis no setor aéreo? CEO responde

Petrobras inicia entregas de SAF com produção inédita no Brasil

Qual poltrona do avião dá mais lucro para a companhia aérea?