Economia

Tsakalotos diz que existe vontade política para novo começo

O novo ministro grego de Finanças disse que existe "vontade política" para um novo começo após a vitória do "não" no referendo de domingo

Euclides Tsakalotos, novo ministro de Finanças da Grécia (Eric Vidal/Reuters)

Euclides Tsakalotos, novo ministro de Finanças da Grécia (Eric Vidal/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de julho de 2015 às 16h53.

Bruxelas - O novo ministro grego de Finanças, Euclides Tsakalotos, afirmou nesta terça-feira que existe "vontade política" para um novo começo após a vitória do "não" no referendo de domingo e os primeiros contatos em Bruxelas entre o Eurogrupo, os líderes da zona do euro e a Grécia.

"Há vontade política para um novo começo", afirmou Tsakalotos ao deixar a sede do Conselho Europeu onde os chefes de Estado e do governo da zona do euro realizam uma cúpula extraordinária sobre a Grécia.

Questionado sobre o por que de não ter apresentado ao Eurogrupo uma nova proposta hoje e se é possível esperar que Atenas ponha algo novo sobre a mesa nesta noite, o titular heleno se limitou a dizer "que é mais complicado do que isso".

Tsakalotos foi hoje a seu primeiro Eurogrupo com o aval de ter liderado nos últimos meses a equipe grega nas negociações entre Atenas e as instituições que formavam a troika, mas com as mãos vazias.

A zona do euro esperava um documento de Atenas, mas finalmente Tsakalotos fez uma "apresentação oral" sobre as intenções do governo grego após a vitória do "não" no referendo realizado no domingo no país, cuja convocação em 26 de junho marcou a ruptura das negociações, disseram à Agência Efe fontes europeias.

Acompanhe tudo sobre:EuropaPiigsGréciaCrise gregaZona do Euro

Mais de Economia

Boletim Focus: mercado aumenta projeção do PIB em 2025, 2026 e 2027

Por que as fusões entre empresas são difíceis no setor aéreo? CEO responde

Petrobras inicia entregas de SAF com produção inédita no Brasil

Qual poltrona do avião dá mais lucro para a companhia aérea?