Economia

Trabalhadores portuários da Argentina suspendem greve

Governo tentou resolver o impasse no maior polo de exportação agrícola da Argentina com aumentos salariais


	Porto de Rosário: cerca de 80% dos embarques argentinos de soja e milho são escoados a partir de Rosário
 (Diego Giudice/Bloomberg News/Reprodução)

Porto de Rosário: cerca de 80% dos embarques argentinos de soja e milho são escoados a partir de Rosário (Diego Giudice/Bloomberg News/Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de junho de 2014 às 12h48.

Buenos Aires - A greve de trabalhadores portuários em Rosário, maior polo de exportação agrícola da Argentina, foi suspensa graças a uma tentativa do governo de resolver o impasse sobre os aumentos salariais, disse um grupo empresarial local.

O protesto, que provocou atraso de 126 navios graneleiros e afetou todos os terminais nos portos Timbues, Puerto General San Martin e San Lorenzo, começou na segunda-feira.

A Argentina é o terceiro maior exportador mundial de soja e milho, e cerca de 80 por cento de seus embarques são escoados a partir de Rosário.

"Nós concordamos com uma trégua (para negociar)", disse Guillermo Wade, presidente da Câmara de Atividades Portuárias e Marítimas.

"A jornada de trabalho deve ocorrer normalmente", disse o chefe de gabinete do governo argentino, Jorge Capitanich.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaComércio exteriorExportaçõesCommoditiesArgentinaMilhoSojaGreves

Mais de Economia

Boletim Focus: mercado reduz projeção do IPCA para 2026 pela 5ª vez consecutiva

Após ata, aposta por corte de 0,5 ponto na Selic em março ganha força

Carlos Antonio Rocca, fundador do Cemec-Fipe, morre aos 85 anos

R$ 88 bi do PIB e 640 mil empregos: os impactos do fim da escala 6x1