Economia

TCU aprova estudos de viabilidade do trem-bala

Brasília - O plenário do Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou nesta tarde os estudos de viabilidade do Trem de Alta Velocidade (TAV), o trem-bala que ligará São Paulo, Campinas e Rio de Janeiro. Com isso, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) já poderá publicar o edital da licitação. Ontem, o assessor da […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de novembro de 2010 às 21h47.

Brasília - O plenário do Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou nesta tarde os estudos de viabilidade do Trem de Alta Velocidade (TAV), o trem-bala que ligará São Paulo, Campinas e Rio de Janeiro. Com isso, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) já poderá publicar o edital da licitação.

Ontem, o assessor da Casa Civil da Presidência da República para a Copa do Mundo e Olimpíada, Roberto Namy, afirmou que o governo federal planeja lançar o edital de licitação do TAV dentro de duas semanas, a partir da aprovação pelo TCU. Segundo o assessor, o TAV é fundamental para equacionar o gargalo de transporte no Brasil e aliviar a situação dos aeroportos.

"O TAV vai liberar um conjunto de 'slots' muito grande no aeroporto de Congonhas. Além disso, fará a interligação da capital paulista com Viracopos, aeroporto (em Campinas) que pode chegar a um movimento de 40 milhões a 50 milhões de passageiros em um horizonte de sete a oito anos", observou.
 

Acompanhe tudo sobre:Setor de transporteInfraestruturaTransporte e logísticaTransportesTrem-balaFerroviasTrensTransporte público

Mais de Economia

Por que as fusões entre empresas são difíceis no setor aéreo? CEO responde

Petrobras inicia entregas de SAF com produção inédita no Brasil

Qual poltrona do avião dá mais lucro para a companhia aérea?

Balança comercial tem superávit de US$ 5,8 bi em novembro