Economia

Tarifas bancárias devem baixar com SBP, diz diretor do BC

O diretor do Banco Central, Luís Fernando Figueiredo, acredita que haverá uma redução gradual no preço das tarifas bancárias com a implementação do novo Sistema de Pagamentos Brasileiros (SPB). Ele ressaltou, porém, que essa queda só deverá ser sentida após a efetivação total do sistema. De acordo com o Banco Central, o risco do sistema […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h11.

O diretor do Banco Central, Luís Fernando Figueiredo, acredita que haverá uma redução gradual no preço das tarifas bancárias com a implementação do novo Sistema de Pagamentos Brasileiros (SPB). Ele ressaltou, porém, que essa queda só deverá ser sentida após a efetivação total do sistema.

De acordo com o Banco Central, o risco do sistema financeiro deve cair 75% porque as operações de débito e crédito passam a ser automáticas, diminuindo as chances de um pagamento não ser compensado por falta de dinheiro.

O SPB que entra em vigor no próximo dia 22 é uma rede eletrônica pela qual todo o sistema financeiro vai se comunicar em tempo real com o BC. Boa parte do dinheiro movimentado pelos bancos deixará de ser trocado por documentos de papel e passará a ser registrado por meio eletrônico, com a compensação feita no mesmo dia.

O novo SPB é válido para operações com valor acima de R$ 5 mil. De acordo com o BC, 5% das operações estão acima dessa quantia, mas representam os maiores valores movimentados de todo o sistema financeiro.

As informações são da Agência Brasil.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Copom: mercado espera alta de 0,25 ponto percentual da Selic, mas diverge sobre tamanho do ciclo

MDIC quer ampliar Programa Reintegra a partir de 2025, diz Alckmin

Selic deve subir 0,25 ponto percentual e tamanho do ciclo depende dos EUA, diz economista da ARX

Lula sanciona projeto de desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia