Economia

Superávit comercial da zona do euro sobe por exportações

Exportações cresceram mais rapidamente do que as importações, indicando contribuição positiva para o crescimento econômico no início do terceiro trimestre


	Zona do euro: exportações cresceram 3% na comparação anual e importações aumentaram apenas 1%
 (Denis Charlet/AFP)

Zona do euro: exportações cresceram 3% na comparação anual e importações aumentaram apenas 1% (Denis Charlet/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de setembro de 2014 às 08h41.

Bruxelas - O superávit comercial da zona do euro aumentou em julho na comparação com o mesmo mês do ano anterior, uma vez que as exportações cresceram mais rapidamente do que as importações, indicando contribuição positiva para o crescimento econômico no início do terceiro trimestre, de acordo com dados da agência de estatísticas da União Europeia.

A Eurostat informou que o superávit comercial externo não ajustado sazonalmente dos 18 países que usam o euro atingiu 21,2 bilhões de euros (27,39 bilhões de dólares) em julho, contra 18,0 bilhões de euros em julho de 2013.

As exportações cresceram 3 por cento na comparação anual enquanto as importações aumentaram apenas 1 por cento.

Entretanto, ajustadas às variações sazonais e na comparação mensal, as exportações caíram 0,2 por cento em julho contra junho e as importações subiram 0,9 por cento.

O superávit da balança comercial ajustada sazonalmente atingiu 12,2 bilhões de euros, contra 13,8 bilhões em junho e 15,2 bilhões em maio.

Não foram divulgados detalhes da balança de julho ainda, mas a Eurostat informou que nos seis primeiros meses do ano o déficit comercial da zona do euro em energia diminuiu para 144,9 bilhões de euros, contra 157,8 bilhões nos seis primeiros meses de 2013.

Acompanhe tudo sobre:Comércio exteriorCrescimento econômicoDesenvolvimento econômicoEuropaExportaçõesUnião EuropeiaZona do Euro

Mais de Economia

Boletim Focus: mercado eleva estimativa de inflação para 2024 e 2025

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega