Economia

Summers deve ser novo presidente do Fed, dizem fontes

Lawrence Summers é ex-secretário do Tesouro dos EUA


	Lawrence Summers: Obama tem uma opinião positiva de Summers, que, além de servir como secretário entre 1999 e 2001, é um renomado acadêmico econômico
 (NewYorkTimes/Latinstock)

Lawrence Summers: Obama tem uma opinião positiva de Summers, que, além de servir como secretário entre 1999 e 2001, é um renomado acadêmico econômico (NewYorkTimes/Latinstock)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de setembro de 2013 às 06h24.

Washington - O presidente dos EUA, Barack Obama, deve nomear o ex-secretário do Tesouro dos EUA Lawrence Summers como o próximo presidente do Conselho do Federal Reserve, afirmou o jornal Nikkei em sua edição da noite de sexta-feira, citando fontes que não foram identificadas pelo nome.

A subsecretária do Tesouro Lael Brainard, uma ex-assessora econômica da administração Clinton, provavelmente será nomeada como vice-presidente do banco central, segundo o Nikkei.

A Casa Branca deve anunciar a decisão a partir do final da próxima semana, após a reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC, na sigla) na terça-feira e na quarta-feira.

O mandato de Ben Bernanke como presidente do Fed acaba em janeiro do próximo ano. O banco central tem lidado com uma série de questões delicadas, inclusive quando vai começar a reduzir sua política de flexibilização quantitativa. Obama aparentemente concluiu que Summers - um especialista em política econômica com laços estreitos com o presidente - é mais adequado para o cargo.

No entanto, as tensões entre a administração Obama e o Congresso estão altas no momento, devido ao problema na Síria e outras questões, e alguns membros do Congresso expressaram dúvidas sobre a indicação de Summers para o comando do Fed. Tais incertezas podem atrasar o anúncio oficial.


Tanto Summers e quanto a atual vice-presidente do Fed, Janet Yellen, foram vistos como fortes candidatos à presidência do Banco central.

Especialistas de finanças globais e alguns membros do Congresso manifestaram o seu apoio a Yellen, dizendo que ela iria colocar mais ênfase na recuperação do mercado de trabalho e manteria as políticas de Bernanke. Além disso, muitos disseram que gostariam de ver Yellen se tornar a primeira mulher no cargo de chefe do Fed.

Mas Obama tem uma opinião positiva de Summers, que, além de servir como secretário do Tesouro entre 1999 e 2001, é um renomado acadêmico econômico. O presidente também vê com bons olhos o fato de que Summers tem estreitas ligações pessoais com os principais agentes no mercado financeiro internacional.

Enquanto isso, Brainard deverá suceder Yellen como vice-presidente do Fed. Ela serve como a líder do Departamento do Tesouro para assuntos internacionais e tem liderado os esforços dos EUA sobre a política cambial nas reuniões do G-7 e do G-20.

Ao nomear Brainard como sucessora de Yellen, Obama deverá tentar apaziguar aqueles que querem ver uma chefe do Fed mulher. Fonte: Dow Jones Newswires.

Acompanhe tudo sobre:EconomistasEstados Unidos (EUA)Fed – Federal Reserve SystemMercado financeiroPaíses ricos

Mais de Economia

BNDES vai repassar R$ 25 bilhões ao Tesouro para contribuir com meta fiscal

Eleição de Trump elevou custo financeiro para países emergentes, afirma Galípolo

Estímulo da China impulsiona consumo doméstico antes do 'choque tarifário' prometido por Trump

'Quanto mais demorar o ajuste fiscal, maior é o choque', diz Campos Neto