Economia

Strauss-Kahn "não está em condições" de dirigir o FMI, diz Geithner

Timothy Geithner pediu nomeação formal de um substituto para Dominique Strauss-Kahn

Timothy Geithner, secretário do Tesouro dos EUA: "Espera-se que o FMI tenha a capacidade de ajudar" (Chung Sung-Jun/Getty Images)

Timothy Geithner, secretário do Tesouro dos EUA: "Espera-se que o FMI tenha a capacidade de ajudar" (Chung Sung-Jun/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de maio de 2011 às 23h02.

Washington - O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Timothy Geithner, disse nesta terça-feira que Dominique Strauss-Kahn, atual diretor-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), "não está em condições" de liderar o organismo e pediu que um substituto seja nomeado "formalmente".

"Estão acontecendo várias coisas em todo o mundo. Espera-se que o FMI tenha a capacidade de ajudar. E estou confiante que terá", disse Geithner em uma coletiva de imprensa.

O FMI informou no domingo que o vice-diretor do organismo, o americano John Lipsky, assumiu o cargo interinamente como parte do protocolo, após o francês ser preso por suposta tentativa de estupro contra uma camareira no hotel onde estava hospedado em Nova York.

O líder do FMI foi detido no aeroporto John F. Kennedy de Nova York a bordo de um avião da Air France que seguia a Paris, de onde iria a uma reunião com ministros da União Europeia (UE) na segunda-feira, em Bruxelas.

Acompanhe tudo sobre:EconomistasFMIStrauss-KahnTimothy Geithner

Mais de Economia

Economia argentina cai 0,3% em setembro, quarto mês seguido de retração

Governo anuncia bloqueio orçamentário de R$ 6 bilhões para cumprir meta fiscal

Black Friday: é melhor comprar pessoalmente ou online?

Taxa de desemprego recua em 7 estados no terceiro trimestre, diz IBGE