Exame Logo

Setor calçadista exporta US$ 1,5 bi

Apesar de inferior ao aumento total (21,1%) das exportações brasileiras, o desempenho das vendas externas de calçados em 2003 atendeu às expectativas do setor. No ano passado, os empresários exportaram 1,5 bilhão de dólares, 7% a mais na comparação com 2002, segundo os dados do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. O principal destino […]

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h03.

Apesar de inferior ao aumento total (21,1%) das exportações brasileiras, o desempenho das vendas externas de calçados em 2003 atendeu às expectativas do setor. No ano passado, os empresários exportaram 1,5 bilhão de dólares, 7% a mais na comparação com 2002, segundo os dados do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

O principal destino dos sapatos brasileiros continua sendo os Estados Unidos, que consomem 64% das vendas totais. Em seguida, encontram-se Reino Unido, Argentina, México e Canadá.

Veja também

De janeiro a novembro, período já contabilizado pela Associação Brasileira da Indústria de Calçados (Abicalçados), o volume de pares embarcados foi de 170 milhões, 14% superior ao número do mesmo período de 2002. O Brasil ocupa o terceiro lugar no ranking mundial dos produtores de calçados, atrás somente da China e da Índia.

Para a Abicalçados, 2004 será ainda mais promissor e apresentará um crescimento de 15% nas exportações. O otimismo dos fabricantes se confirma nas previsões de negócios da 31ª edição da Couromoda, feira internacional que promove o produto brasileiro e antecipa as vendas para o varejo.

Programada para o período de 13 a 16 de janeiro, a Couromoda deve gerar 25% dos negócios do setor que em 2003, de acordo com os dados levantados pelos organizadores da feira, foram da ordem de 40 bilhões de reais. A Couromoda estima também que o setor coureiro-calçadista brasileiro (que vai dos curtumes até o varejo) emprega 1 milhão de pessoas e abriram 40 mil vagas em 2003.

Ainda segundo a organização, a feira cresceu 12% no número de expositores e 7% em área ocupada (45 mil metros quadrados). No total, 900 expositores mostrarão as novidades de 1.500 de calçados, acessórios de couro e artigos de moda no Parque de Exposições do Anhembi, em São Paulo.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Economia

Mais na Exame