Economia

Sob nova liderança, BNDES trocará Conselho, dizem fontes

O presidente interino Michel Temer nomeou Maria Silvia Bastos, ex-presidente executiva da siderúrgica CSN, como nova presidente do BNDES


	Maria Sílvia Bastos, nova presidente do BNDES: Bastos deve assumir o cargo na quarta-feira e liderar a reestruturação do Conselho
 (Bia Parreiras/Arquivo/EXAME)

Maria Sílvia Bastos, nova presidente do BNDES: Bastos deve assumir o cargo na quarta-feira e liderar a reestruturação do Conselho (Bia Parreiras/Arquivo/EXAME)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de maio de 2016 às 20h34.

Brasília - O novo governo interino do Brasil substituirá todo o Conselho do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) esta semana, disseram à Reuters duas fontes familiarizadas com o assunto nesta segunda-feira, no que deve ser a mais recente reestruturação das instituições financeiras estatais.

O presidente interino Michel Temer nomeou Maria Silvia Bastos, ex-presidente executiva da siderúrgica CSN, como nova presidente do BNDES, de longe a principal fonte de crédito corporativo de longo prazo do país.

Bastos deve assumir o cargo na quarta-feira e liderar a reestruturação do Conselho do banco de fomento para seguir novas diretrizes, disse um executivo-sênior do BNDES familiarizado com o assunto.

Incluindo a presidente, o Conselho tem oito membros. Temer é responsável por nomear a nova presidente. Uma fonte do setor próxima a Bastos disse à Reuters que a administração substituirá todo o Conselho.

Uma terceira fonte próxima a Bastos disse que o professor de economia Vinicius Carrasco e o ex-executivo do banco Itaú Unibanco, Ricardo Baldin, se juntarão ao Conselho.

As três fontes não quiseram ser identificadas porque não estão autorizadas a falar publicamente.

A assessoria de imprensa do BNDES não quis comentar a reportagem. A assessoria de imprensa de Temer não respondeu a um e-mail pedindo comentários.

Temer, o ex-vice-presidente que substituiu a presidente afastada Dilma Rousseff este mês, enquanto ela aguarda julgamento por alegações de crime de responsabilidade, prometeu fazer uma mudança em direção a políticas mais favoráveis ao mercado, para reviver uma economia atolada em recessão.

Acompanhe tudo sobre:BNDESConselhos de administraçãogestao-de-negocios

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor