Economia

Só os juros do cartão de crédito não subiram em novembro

Anefac destacou o aumento da taxa de cheque especial e da média geral dos juros no país

As taxas de juros dos cartões de crédito foram as únicas que não subiram (Getty Images)

As taxas de juros dos cartões de crédito foram as únicas que não subiram (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de dezembro de 2011 às 17h28.

São Paulo – Das nove linhas de crédito pesquisadas em novembro pela pela Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), apenas uma manteve estável a taxa de juros. A das demais linhas foram elevadas ao longo do mês. Para pessoas físicas, apenas os juros do cartão de crédito, em 10,69% ao mês e 238,3% ao ano, mantiveram-se estáveis em relação a outubro. Nas demais modalidades de crédito, as taxas ficaram mais altas.

O destaque foi a elevação de 0,2 pontos percentuais na taxa do cheque especial, de 8,21% ao mês e 157,76% ao ano, em outubro, para 8,41% ao mês e 163,53 % ano ano, em novembro. A taxa de juros média geral para pessoa física apresentou elevação de 0,07 ponto percentual em novembro, de 6,6% ao mês (115,32% ao ano) em outubro para 6,67% ao mês (117,02% ao ano) em novembro.

“Salientamos que não está computada nesta pesquisa a última redução da taxa básica de juros promovida pelo Banco Central, o que deverá se refletir na nossa próxima pesquisa referente ao mês de dezembro”, ressalvou Miguel de Oliveira, vice-presidente da Anefac.

Para pessoas jurídicas, as três linhas de crédito pesquisadas foram elevadas no mês. A taxa de juros média geral apresentou elevação de 0,1 ponto percentual no mês, passando de 3,89% ao mês (58,08% ao ano) em outubro para 3,98% ao mês (59,92% ao ano) em novembro, a maior taxa média desde julho.

Acompanhe tudo sobre:CréditoEmpréstimosJuros

Mais de Economia

Governo sobe previsão de déficit de 2024 para R$ 28,8 bi, com gastos de INSS e BPC acima do previsto

Lula afirma ter interesse em conversar com China sobre projeto Novas Rotas da Seda

Lula diz que ainda vai decidir nome de sucessor de Campos Neto para o BC

Banco Central aprimora regras de segurança do Pix; veja o que muda

Mais na Exame