Economia

Shoppings preveem Dia dos Pais com vendas 30% menores

De acordo com a Associação Brasileira de Shopping Centers, ainda assim haverá aumento de 9% nas vendas em relação às semanas anteriores

Shopping no Rio de Janeiro: estabelecimentos têm tomado medidas para evitar contaminações (Pilar Olivares/Reuters)

Shopping no Rio de Janeiro: estabelecimentos têm tomado medidas para evitar contaminações (Pilar Olivares/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 31 de julho de 2020 às 17h38.

Última atualização em 31 de julho de 2020 às 18h54.

A expectativa dos shoppings para o Dia dos Pais é de aumento de 9% nas vendas, em relação às semanas anteriores, e um tíquete médio de 100 reais. Apesar da melhora prevista em relação às semanas de julho, não se espera alcançar os números do ano passado.

Na comparação anual, a previsão é de queda de 30% nas vendas. Os dados são da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce).

"Nenhum shopping ou lojista tem a expectativa de recuperar ou mesmo superar o desempenho de vendas de 2019. Se compararmos o período de vendas para o Dia dos Pais ano a ano, a queda deve ser na média de 30%", diz o presidente da associação, Glauco Humai. Ele pontua, porém, que a crise trouxe um ajuste de parâmetros para as estimativas de vendas. "Olhando o cenário atual, em que novos parâmetros tiveram de ser estabelecidos, comparamos a evolução das vendas semana a semana, desde a data de reabertura dos empreendimentos, e já observamos uma desaceleração na queda. A expectativa dos shoppings é que este movimento seja intensificado com o Dia dos Pais" , afirma.

A Abrasce lembra que os shoppings brasileiros passaram a ter sistema de delivery, drive-thru e aceleraram os investimentos nos canais digitais durante a crise. Esse movimento permanece para a data, mesmo considerando a reabertura de 498 shoppings no país, o que representa 86% do total. Segundo a instituição, o delivery é o canal mais utilizado para a venda em 87% dos empreendimentos.

Acompanhe tudo sobre:Shopping centersdia-dos-paisPresentesLGLojas

Mais de Economia

IPCA-15 de janeiro desacelera para 0,20%; inflação em 12 meses fica em 4,50%

Mesmo após pandemia, América Latina não consegue reverter dívidas públicas

Maior refinaria da Índia vai aumentar compra de petróleo do Brasil, diz site

Preço da gasolina na bomba deve cair 1,54% com redução da Petrobras