Economia

Setor privado alemão encolhe pela primeira vez em 5 meses

Pesquisa Índice de Gerentes de Compras sugere que a maior economia da zona do euro pode ter contraído no segundo trimestre


	Fábrica em Ingolstadt, Alemanha: PMI composto final do Markit caiu para 49,2 em abril ante 50,6 em março
 (AFP)

Fábrica em Ingolstadt, Alemanha: PMI composto final do Markit caiu para 49,2 em abril ante 50,6 em março (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de maio de 2013 às 09h05.

Berlim - O setor privado da Alemanha encolheu pela primeira vez em cinco meses em abril uma vez que a atividade no setor de serviços caiu, mostrou nesta segunda-feira a pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês), sugerindo que a maior economia da zona do euro pode ter contraído no segundo trimestre.

O PMI composto final do Markit, que mede o crescimento tanto no setor industrial quanto no de serviços e cobre mais de dois terços da economia, caiu para 49,2 em abril ante 50,6 em março.

O resultado ficou acima da leitura inicial de 48,8, mas ainda abaixo da marca de 50 que separa crescimento de contração.

A economia da Alemanha apresentou uma performance forte durante os dois primeiros anos da crise da zona do euro, com a China sendo um forte mercado alternativo para suas exportações, mas o crescimento enfraqueceu no ano passado e uma desaceleração na China está agora afetando a Alemanha.

Pesquisas recentes mostram que a confiança do investidor e de negócios piorou em abril, enquanto o setor industrial encolheu, sugerindo que a Alemanha está entrando em tempos difíceis no segundo trimestre depois de ter encolhido 0,6 por cento no final de 2012.

O PMI do setor de serviços alemão caiu para 49,6 no mês passado ante 50,9 em março. Essa foi a primeira contração desde novembro uma vez que os temores em relação ao cenário econômico resultaram em queda das novas encomendas pelo segundo mês seguido.

Para mais informações, veja a matéria em inglês: (Reportagem de Michelle Martin)

Acompanhe tudo sobre:Países ricosEuropaAlemanhaIndicadores econômicosPMI – Purchasing Managers’ Index

Mais de Economia

Boletim Focus: mercado reduz projeção do IPCA para 2026 pela 5ª vez consecutiva

Após ata, aposta por corte de 0,5 ponto na Selic em março ganha força

Carlos Antonio Rocca, fundador do Cemec-Fipe, morre aos 85 anos

R$ 88 bi do PIB e 640 mil empregos: os impactos do fim da escala 6x1