Economia

Setor industrial da Alemanha encolhe em abril, mostra PMI

PMI do Markit para o setor industrial caiu para 48,1 em abril, segundo mês em que o índice cai abaixo da linha de 50 que separa crescimento de contração


	Fábrica da GM na Alemanha: pesquisa PMI aponta para um início instável do segundo trimestre, apesar de o sentimento do consumidor ter melhorado
 (Sean Gallup/Getty Images)

Fábrica da GM na Alemanha: pesquisa PMI aponta para um início instável do segundo trimestre, apesar de o sentimento do consumidor ter melhorado (Sean Gallup/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de maio de 2013 às 08h52.

Berlim - A atividade industrial da Alemanha encolheu em abril, à medida que a falta de novas encomendas levaram a uma queda na produção, mostrou a pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) nesta quinta-feira, levantando dúvidas sobre o fortalecimento da recuperação na maior economia da Europa.

O PMI do Markit para o setor industrial da Alemanha, que responde por cerca de um quinto da economia, caiu para 48,1 em abril ante 49,0 em março.

O resultado marca o segundo mês em que o índice cai abaixo da linha de 50 que separa crescimento de contração, e é a menor leitura desde dezembro.

A Alemanha suportou os dois primeiros anos de crise da zona do euro, mas o crescimento desacelerou no ano passado e a economia chegou a contrair no quarto trimestre. Mas economistas esperam que o país tenha retornado ao crescimento no primeiro trimestre de 2013.

A pesquisa PMI, combinada com uma queda no sentimento do empresário e do investidor em abril, aponta para um início instável do segundo trimestre, apesar de o sentimento do consumidor ter melhorado para maio e a taxa de desemprego ter continuado perto da mínima pós-reunificação.

"A demanda de exportação mais fraca e a pequena confiança do empresário dentro da zona do euro colocaram a produção industrial alemã de volta no terreno de contração em abril", afirmou o economista sênior do Markit, Tim Moore.

"Com os volumes de novos pedidos caindo ainda mais e com o retorno de cortes de emprego, a última pesquisa mostra um segundo trimestre difícil para o setor industrial", acrescentou.

A pesquisa mostrou que a produção industrial caiu em abril pela primeira vez este ano, à medida que as empresas tiveram queda nos pedidos e os trabalhos pendentes caíram pela primeira vez desde janeiro.

Acompanhe tudo sobre:Indústrias em geralPaíses ricosEuropaAlemanhaIndicadores econômicosIndústriaPMI – Purchasing Managers’ Index

Mais de Economia

Boletim Focus: mercado reduz projeção do IPCA para 2026 pela 5ª vez consecutiva

Após ata, aposta por corte de 0,5 ponto na Selic em março ganha força

Carlos Antonio Rocca, fundador do Cemec-Fipe, morre aos 85 anos

R$ 88 bi do PIB e 640 mil empregos: os impactos do fim da escala 6x1