Economia

Setor de supermercados em SP está otimista com economia

Em dezembro, 36% dos profissionais do setor demonstraram otimismo em relação ao ambiente econômico atual e futuro


	Supermercados: segundo a pesquisa, quanto perguntados sobre a expectativa futura de vendas 72% dos entrevistados mostraram otimismo
 (Tânia Rêgo/ABr)

Supermercados: segundo a pesquisa, quanto perguntados sobre a expectativa futura de vendas 72% dos entrevistados mostraram otimismo (Tânia Rêgo/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de janeiro de 2013 às 12h46.

São Paulo - Os supermercadistas paulistas estão otimistas com relação ao ambiente econômico atual e futuro, de acordo com a Pesquisa de Confiança dos Supermercados do Estado de São Paulo (PCS) divulgada pela Associação Paulista de Supermercados (Apas), nesta quinta-feira.

Em dezembro, 36% dos profissionais do setor demonstraram otimismo em relação ao ambiente econômico atual e futuro. Do total de entrevistados, 30% mostraram-se pessimistas e 34% ficaram neutros.

Para a Apas, o nível de otimismo é considerado elevado, principalmente quando o assunto é a perspectiva futura da economia. A análise do momento atual aponta que os índices de otimismo atingiram 31,5%; já no recorte sobre o futuro 40,1% dos entrevistados mostraram-se otimistas.

Em nota, a Associação explica que a confiança dos supermercadistas em relação à expectativa atual das vendas também sinaliza confiança do setor: 72% de otimismo, 28%, neutro e 0%, pessimismo. Em virtude das festas de final de ano e do consequente aumento do consumo, pelo segundo mês consecutivo (novembro e dezembro) a confiança do setor supermercadista foi influenciada de forma positiva.

"A expectativa é de que os níveis de confiança permaneçam elevados em 2013 por causa da recuperação da economia brasileira. Com o crescimento do PIB, haverá alta dos índices de emprego e renda, duas variáveis que influenciam diretamente no desempenho do setor supermercadista", afirma João Galassi, presidente da Apas, por meio de nota. 

Segundo a pesquisa, quanto perguntados sobre a expectativa futura de vendas 72% dos entrevistados mostraram otimismo, 7% foram neutros e 21%, pessimistas.

Acompanhe tudo sobre:Comércioeconomia-brasileiraVarejo

Mais de Economia

Haddad diz que pacote de corte de gastos está fechado com Lula e será anunciado em breve

BNDES vai repassar R$ 25 bilhões ao Tesouro para contribuir com meta fiscal

Eleição de Trump elevou custo financeiro para países emergentes, afirma Galípolo

Estímulo da China impulsiona consumo doméstico antes do 'choque tarifário' prometido por Trump