Economia

Setor de shoppings vê desaceleração de vendas em 2014

Aumento das vendas nesses estabelecimentos deverá mostrar um ritmo ligeiramente menor em 2014


	Pessoa faz compras em shopping: setor encerrou 2013 com 38 novos empreendimentos no país, sendo que metade foram inaugurados fora de capitais
 (Brent Lewin/Bloomberg)

Pessoa faz compras em shopping: setor encerrou 2013 com 38 novos empreendimentos no país, sendo que metade foram inaugurados fora de capitais (Brent Lewin/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de janeiro de 2014 às 09h46.

São Paulo - As vendas em shoppings brasileiros cresceram 8,6 por cento em 2013, a 129,2 bilhões de reais, abaixo do avanço de 12 por cento estimado no início do ano passado pela Abrasce, associação que reúne os centros de compras no país.

Nesta quinta-feira, a entidade previu que o aumento das vendas nesses estabelecimentos deverá mostrar um ritmo ligeiramente menor em 2014, com crescimento de 8,3 por cento. Os dados não são deflacionados.

"Está difícil saber que influência terão os protestos, a Copa do Mundo e eleições", disse presidente da Abrasce, Luiz Fernando Pinto Veiga.

O setor encerrou 2013 com 38 novos empreendimentos no país, sendo que metade foram inaugurados fora de capitais, fato inédito e representativo de um movimento de "interiorização" que deve ganhar força.

Para este ano, a Abrasce estima que serão abertos mais 40 centros de compra, sendo 30 em cidades que não são capitais. Atualmente, são 495 shoppings em operação no país, em 173 cidades.

Acompanhe tudo sobre:ConsumoShopping centersVendas

Mais de Economia

Mundo está mais instável e empresas têm que monitorar risco geopolítico, diz especialista

Exclusivo: governo debate tributar importado “poluente” e coalizão de países para mercado de carbono

Em carta a Haddad, Galípolo cita dólar, alimentos e quadro fiscal ao explicar inflação fora da meta

Em vídeo, Lula reforça que governo não vai taxar transferências via Pix