Economia

Serviços têm menor crescimento do ano no terceiro trimestre

A alta de 5,1% nos meses de julho, agosto e setembro sobre o mesmo período de 2013 também ficou abaixo dos avanços registrados no ano passado


	Receita de serviços: alta de 5,1% nos meses de julho, agosto e setembro sobre o mesmo período de 2013 também ficou abaixo dos avanços registrados no ano passado
 (Getty Images)

Receita de serviços: alta de 5,1% nos meses de julho, agosto e setembro sobre o mesmo período de 2013 também ficou abaixo dos avanços registrados no ano passado (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de novembro de 2014 às 11h43.

Rio de Janeiro - O terceiro trimestre teve o menor crescimento de 2014 na receita nominal dos serviços, divulgou hoje (18) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A alta de 5,1% nos meses de julho, agosto e setembro sobre o mesmo período de 2013 também ficou abaixo dos avanços registrados no ano passado.

No segundo trimestre, o crescimento registrado na Pesquisa Mensal dos Serviços havia sido 6,2%, valor que representava queda de 2,5 pontos percentuais em relação ao primeiro trimestre, que teve crescimento de 8,7%.

No terceiro trimestre do ano passado, a receita nominal do setor de serviços avançou 8,4% sobre 2012, mas também ficou abaixo da registrada no segundo trimestre, que tinha sido 9,3%.

No terceiro trimestre de 2014, a menor alta foi registrada nos serviços de informação e comunicação – 2,2%. Esses serviços haviam crescido 4,6% no trimestre passado e 6,6% no início do ano.

Entre as cinco atividades do setor, apenas outros serviços expandiram a taxa de crescimento, de 5,5% para 9,3%, a maior do ano. A maior queda foi nos serviços prestados às famílias, que tinham crescido 11% no segundo trimestre e tiveram expansão de 7,4% no terceiro.

Acompanhe tudo sobre:ServiçosIBGEEstatísticasDesenvolvimento econômicoCrescimento econômicoServiços de informática

Mais de Economia

Por que as fusões entre empresas são difíceis no setor aéreo? CEO responde

Petrobras inicia entregas de SAF com produção inédita no Brasil

Qual poltrona do avião dá mais lucro para a companhia aérea?

Balança comercial tem superávit de US$ 5,8 bi em novembro