Economia

Serasa: demanda das empresas por crédito cai em junho

São Paulo - A demanda das empresas por crédito recuou 0,7% em junho em relação a maio, de acordo com indicador divulgado hoje pela Serasa Experian, empresa especializada em análise de crédito. Esta é a terceira queda mensal seguida da procura por crédito e, de acordo com os técnicos, está relacionada à Copa do Mundo […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h46.

São Paulo - A demanda das empresas por crédito recuou 0,7% em junho em relação a maio, de acordo com indicador divulgado hoje pela Serasa Experian, empresa especializada em análise de crédito. Esta é a terceira queda mensal seguida da procura por crédito e, de acordo com os técnicos, está relacionada à Copa do Mundo e ao desaquecimento da economia. Em relação a junho de 2009, a demanda subiu 3,0%, o menor crescimento anual dos últimos cinco meses.

Segundo a Serasa Experian, as micro e pequenas empresas puxaram a queda em junho, com recuo de 0,7% em relação a maio. As médias empresas tiveram uma queda de 0,5% e as grandes companhias registraram 0,2% de recuo. No primeiro semestre, as grandes empresas lideraram a procura por crédito, com avanço de 13,3% na comparação com o primeiro semestre do ano passado. Micro e pequenas empresas tiveram alta de 10,5% e as médias registraram recuo de 8,3%.

O setor comercial liderou a queda de demanda por crédito em junho, com baixa de 1,5% na comparação com maio. No acumulado do primeiro semestre de 2010, no entanto, o setor está na liderança do ranking, com alta de 10,3%. Em direção oposta, indústrias e empresas de serviços avançaram, respectivamente, 0,7% e 0,2% em junho. No primeiro semestre do ano, o setor industrial terminou na lanterna da procura por crédito, com índice de 6,2%.

O Nordeste e o Sudeste do País concentraram a queda de procura por crédito no último mês, com recuo de 1,9% para as duas regiões. Nas regiões Norte e Sul, o crescimento da demanda empresarial por crédito registrou alta de 0,7% e 0,6% no mês passado. A única região que se destacou na procura por crédito foi a Centro-Oeste, com uma expansão de 5,1% em junho. No acumulado do semestre, Nordeste e Centro-Oeste lideraram a demanda por crédito, com altas de 13,7% e 13,1%, respectivamente seguidos por Norte (10,1%), Sudeste (8,9%) e Sul (6,0%).
 

Acompanhe tudo sobre:CréditoEmpresasEmpréstimos

Mais de Economia

Boletim Focus: mercado eleva estimativa de inflação para 2024 e 2025

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega