Economia

Serasa: busca por crédito empresarial cai 1,5% em maio

São Paulo - A procura por crédito pelas empresas caiu 1,5% em maio, na comparação com abril, informou hoje a Serasa Experian, empresa especializada em análise de crédito. Esta foi a segunda queda mensal seguida do Indicador Serasa Experian da Demanda das empresas por crédito. Na comparação com maio de 2009, houve alta de 4,6%, […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h45.

São Paulo - A procura por crédito pelas empresas caiu 1,5% em maio, na comparação com abril, informou hoje a Serasa Experian, empresa especializada em análise de crédito. Esta foi a segunda queda mensal seguida do Indicador Serasa Experian da Demanda das empresas por crédito. Na comparação com maio de 2009, houve alta de 4,6%, o menor crescimento em base anual dos últimos quatro meses.

De acordo com os técnicos da Serasa Experian, a queda da procura por crédito foi puxada pelas empresas de pequeno porte. As micro e pequenas empresas registraram baixa de 1,6% na demanda por crédito em maio, em relação a abril, enquanto as médias empresas apresentaram alta de 0,5% e as grandes avanço de 0,4%.

No acumulado de 2010 até o fim de maio, as grandes empresas aumentaram em 14,2% a procura por crédito, na comparação com os primeiros cinco meses do ano passado. Já as micro e pequenas empresas registram crescimento de 12,0% e as médias empresas, alta de 7,9%, na mesma base de comparação.

Setores
Segundo os dados da Serasa Experian, as empresas do setor de serviços lideraram a queda da demanda por crédito em maio, com um recuo de 2,2% em relação a abril. A demanda entre as empresas do setor industrial caiu 1,5% e a procura por crédito no setor comercial registrou baixa de 1,0%.

Em 2010, até maio, as empresas comerciais lideram a busca por crédito, com alta acumulada de 11,5% em relação aos cinco primeiros meses de 2009. Em seguida aparecem as empresas de serviços (alta de 10,9%) e as indústrias (alta de 6,9%).

Em maio, apenas o Sudeste registrou aumento na demanda por crédito ante abril, de 0,2%. As demais regiões apresentaram recuo na procura por crédito: Centro Oeste (baixa de 5,5%), Norte (recuo de 1,1%), Nordeste (queda de 1,0%), Sul (baixa de 4 4%). A pesquisa da Serasa Experian considera uma mostra de 1,2 milhão de empresas.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaCréditoCrescimento econômicoDados de BrasilDesenvolvimento econômicoEmpresas

Mais de Economia

Indústria de alta tecnologia amplia sua produção pela primeira vez desde 2018

Reforma tributária: videocast debate os efeitos da regulamentação para o agronegócio

Análise: O pacote fiscal passou. Mas ficou o mal-estar

Amazon, Huawei, Samsung: quais são as 10 empresas que mais investem em política industrial no mundo?