Economia

Safras eleva projeção de colheita de soja no Brasil

Consultoria estimou a colheita em 86,924 milhões de toneladas, ante 86,144 milhões de toneladas do relatório de fevereiro


	Colheita de soja: estimativa de uma safra recorde, se confirmada, representará um aumento de 6 por cento na comparação com a temporada anterior
 (Diego Giudice/Bloomberg News)

Colheita de soja: estimativa de uma safra recorde, se confirmada, representará um aumento de 6 por cento na comparação com a temporada anterior (Diego Giudice/Bloomberg News)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de março de 2014 às 17h03.

São Paulo - A consultoria Safras & Mercado estimou nesta sexta-feira a colheita de soja do Brasil em 2013/14 em 86,924 milhões de toneladas, ante 86,144 milhões de toneladas do relatório de fevereiro.

Essa estimativa de uma safra recorde, se confirmada, representará um aumento de 6 por cento na comparação com a temporada anterior, segundo a Safras, após o Brasil ter aumentado o plantio em 13/14.

A Safras não informou em relatório por que revisou a estimativa para cima, após ter cortado em quase 6 milhões de toneladas a sua projeção no levantamento divulgado em fevereiro, em relação ao de janeiro.

O Mato Grosso seguirá como líder no ranking de produção nacional, com safra estimada em 26,796 milhões de toneladas, aumento de 14 por cento na comparação anual, acrescentou a Safras.

No Paraná, segundo produtor brasileiro, a colheita está estimada em 14,798 milhões de toneladas, queda de 7 por cento sobre o ano passado, por conta dos efeitos da seca do início do ano.

A Safras estimou ainda as exportações de soja do Brasil em um recorde de 45 milhões de toneladas em 2014, avanço de 5 por cento sobre o ano anterior.

O esmagamento de soja deverá subir 4 por cento, passando para 37 milhões de toneladas.

A demanda total está projetada pela Safras em 85,050 milhões de toneladas, com incremento de 5 por cento.

Desta forma, os estoques finais deverão subir 140 por cento, para 3,389 milhões de toneladas.

A produção de farelo de soja foi prevista em 28,49 milhões de toneladas, com aumento de 4 por cento, com exportações crescendo 3 por cento, para 14 milhões de toneladas.

A produção de óleo de soja deverá crescer 4 por cento, atingindo 7,05 milhões de toneladas.

Com uma queda nas exportações de 11 por cento, para 1,25 milhão de toneladas de óleo, o Brasil elevará o volume para a produção de biodiesel para 2,1 milhões de toneladas, aumento de 5 por cento.

O consumo interno deve crescer 5 por cento para 5,76 milhões, contando o uso para o biocombustível.

Acompanhe tudo sobre:AgriculturaAgronegócioCommoditiesSafras agrícolasSojaTrigo

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor