Economia

Safra de trigo crescerá para 5,56 mi de ton, prevê Conab

A projeção representa um incremento de 26,9% em relação à safra passada


	Trigo: do total produzido, 44,2% dos grãos serão colhidos no Rio Grande do Sul, 47,2%, no Paraná e o restante, nos demais estados produtores
 (Sean Gallup/Getty Images)

Trigo: do total produzido, 44,2% dos grãos serão colhidos no Rio Grande do Sul, 47,2%, no Paraná e o restante, nos demais estados produtores (Sean Gallup/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de junho de 2013 às 10h42.

São Paulo - A produção nacional de trigo para o exercício 2013/14 deverá alcançar 5.555,8 mil toneladas, representando um incremento de 26,9% em relação à safra passada.

Os dados fazem parte do nono levantamento de safra da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgado nesta quinta-feira, 6. Do total produzido, 44,2% dos grãos serão colhidos no Rio Grande do Sul, 47,2%, no Paraná e o restante, nos demais Estados produtores.

A área a ser cultivada poderá ser de 2,07 milhões de hectares, 9,4% acima da anterior. Conforme a Conab, a recuperação de parcela da área, que deixou de ser cultivada nos últimos anos, tem relação com a melhoria dos preços na safra anterior, em virtude da menor produção mundial e brasileira, que repercutiu favoravelmente entre os produtores.

A Conab informa que, com referência ao suprimento interno, o ano safra de trigo só terminará em 31 de julho próximo. "Dessa forma a situação em 2012/13 ainda não é conclusiva, tendo em vista que as importações e exportações poderão apresentar alterações", explicam os técnicos.

Para o período 2013/14, prevê-se a necessidade de importações da ordem de 6,8 milhões de toneladas, apenas 5,5% menor do que a do ano anterior e que deverá ser de 7,2 milhões de toneladas.

Acompanhe tudo sobre:ConabEmpresas estataisGrãosMinistério da Agricultura e PecuáriaSafras agrícolas

Mais de Economia

Governo avalia mudança na regra de reajuste do salário mínimo em pacote de revisão de gastos

Haddad diz estar pronto para anunciar medidas de corte de gastos e decisão depende de Lula

Pagamento do 13º salário deve injetar R$ 321,4 bi na economia do país este ano, estima Dieese

Haddad se reúne hoje com Lira para discutir pacote de corte de gastos