Economia

Safra de grãos pode chegar a 196,6 milhões de toneladas

Estudo feito pela Conab mostra a soja como o produto de maior destaque tanto em crescimento de produção quanto de área devido aos bons preços do grão no mercado

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de novembro de 2013 às 12h27.

Brasília- A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou nesta sexta-feira (8) a estimativa para a safra de 2013/2014.

A safra brasileira de grãos para o próximo período deve variar entre 192,4 milhões de toneladas e 196,6 milhões de toneladas, o que simboliza uma variedade percentual de 3% a 5,3% acima da última safra quando foram colhidas 186,8 milhões de toneladas.

Os dados são do segundo levantamento feito pela Conab.

O estudo feito mostra a soja como o produto de maior destaque tanto em crescimento de produção quanto de área devido aos bons preços do grão no mercado.

A produção está estimada entre 87,9 milhões de toneladas e 90,2 milhões de toneladas em uma área plantada que varia entre 28,8 milhões de hectares e 29,5 milhões de hectares.

Também houve um crescimento na área do feijão, primeira safra. O cultivo, segundo o estudo, deve passar de 1,13 milhão de hectares para até 1,21 milhão de hectares, com um crescimento que pode variar de 3,9% a 8%.

Outro fator importante, destacado pela Conab, é a área plantada de algodão que deve apresentar um crescimento percentual entre 16,5% e 22%. O trigo, pelo estudo da empresa, deve ter um aumento de 15,1%.

O total da área destinada ao plantio da safra deve passar de 53,3% milhões de hectares, podendo chegar a 55,5 milhões de hectares, o que mostra uma alteração entre 2% e 4,2% em relação à área plantada em 2012/2013, quando chegou a 53,27 milhões de hectares.

A pesquisa foi feita pelos técnicos da companhia no período de 28 de outubro à 1º de novembro, nas principais regiões produtoras de grãos no país.

Acompanhe tudo sobre:AgriculturaConabEmpresas estataisMinistério da Agricultura e PecuáriaSafras agrícolasTrigo

Mais de Economia

Reforma tributária: videocast debate os efeitos da regulamentação para o agronegócio

Análise: O pacote fiscal passou. Mas ficou o mal-estar

Amazon, Huawei, Samsung: quais são as 10 empresas que mais investem em política industrial no mundo?

Economia de baixa altitude: China lidera com inovação