Economia

Rio inicia obras da Linha 4 do Metrô , de olho nas Olimpíadas de 2016

Rio de Janeiro - O governo do Rio de Janeiro iniciou hoje (20) a primeira etapa das obras da Linha 4 do Metrô, que ligará a Barra da Tijuca à zona sul. Apesar de não ser exigência do Comitê Olímpico Internacional (COI), a Linha 4 é uma das opões de transporte para os Jogos Olímpicos […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h42.

Rio de Janeiro - O governo do Rio de Janeiro iniciou hoje (20) a primeira etapa das obras da Linha 4 do Metrô, que ligará a Barra da Tijuca à zona sul. Apesar de não ser exigência do Comitê Olímpico Internacional (COI), a Linha 4 é uma das opões de transporte para os Jogos Olímpicos de 2016, já que ligará a Barra da Tijuca, um dos principais pólos da competição, à zona sul, que concentra a principal rede hoteleira do Rio.

A obra, que custará R$ 4 bilhões, será dividida em duas frentes. Na primeira etapa, que foi iniciada hoje, será feita a obra de ligação do Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca, ao bairro da Gávea, na zona sul. A segunda frente, que ainda está na fase de estudos, fará a conexão da Gávea à Linha 1 do Metrô, que hoje acaba em Ipanema, também na zona sul.

A meta do governo é finalizar as duas frentes da obra até os Jogos Olímpicos de 2016, mas, segundo o governador Sérgio Cabral, existe a possibilidade de pelo menos parte da Linha 4 estar funcionando já durante a Copa do Mundo de 2014.

“Essa obra é um presente atrasado de 30 anos, que vai beneficiar não só os moradores da Barra da Tijuca, mas também os moradores da zona norte, do centro e da zona sul, além dos turistas. Serão 240 mil pessoas [por dia] a menos a usar carro, van e ônibus, que passarão a usar um transporte de qualidade que é o metrô”, disse Cabral.

Hoje foi inaugurado o canteiro de obras e iniciado o processo de sondagem dos solos, no trecho entre a Barra da Tijuca e a Gávea. A previsão é que as escavações para a instalação da linha do metrô comecem daqui a três meses.

 

Acompanhe tudo sobre:Setor de transporteInfraestruturaTransporte e logísticaOlimpíadasRio de Janeirocidades-brasileirasMetrópoles globaisEsportes

Mais de Economia

Boletim Focus: mercado aumenta projeção do PIB em 2025, 2026 e 2027

Por que as fusões entre empresas são difíceis no setor aéreo? CEO responde

Petrobras inicia entregas de SAF com produção inédita no Brasil

Qual poltrona do avião dá mais lucro para a companhia aérea?