Economia

Reino Unido reduzirá a taxa de imposto dos mais ricos

"Nenhum ministro de Finanças pode justificar uma taxa de imposto que danifique nossa economia", disse o ministro das Finanças George Osborne

Osborne justificou sua decisão dizendo que "somadas todas as medidas anunciadas", os ricos pagarão mais (©AFP / Ben Stansall)

Osborne justificou sua decisão dizendo que "somadas todas as medidas anunciadas", os ricos pagarão mais (©AFP / Ben Stansall)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de março de 2012 às 12h16.

Londres - O ministro de Finanças britânico, George Osborne, anunciou nesta quarta-feira uma redução de 50% para 45% da taxa de imposto para os maiores salários a partir de abril de 2013, em meio à apresentação do orçamento.

"A partir de abril de 2013, o imposto mais alto será de 45%. Nenhum ministro de Finanças pode justificar uma taxa de imposto que danifique nossa economia", disse Osborne aos deputados.

O ministro afirmou que a taxa é a mais alta do G20, o grupo das principais economias desenvolvidas e emergentes, e que ela é "amplamente reconhecida por organizações empresariais e observadores internacionais como prejudicial para a economia britânica".

Antecipando as críticas da oposição e sindicatos, em um momento no qual os britânicos atravessam tempos difíceis, Osborne justificou sua decisão dizendo que "somadas todas as medidas anunciadas", os ricos pagarão mais.

Acompanhe tudo sobre:Crise econômicaEuropaImpostosLeãoPaíses ricosReino Unido

Mais de Economia

Qual é a diferença entre bloqueio e contingenciamento de recursos do Orçamento? Entenda

Haddad anuncia corte de R$ 15 bilhões no Orçamento de 2024 para cumprir arcabouço e meta fiscal

Fazenda mantém projeção do PIB de 2024 em 2,5%; expectativa para inflação sobe para 3,9%

Mais na Exame