Regulador dos EUA processa Kraft e Mondelez por manipulação
Órgão que regula negociações dos mercados futuros nos EUA acusou a Kraft Foods e a Mondelez de manipulação dos preços do trigo
Modo escuro
Kraft : regulador afirmou que a Kraft a Mondelez compraram 90 milhões de dólares em contratos futuros de trigo, mas nunca planejaram receber a entrega (GettyImages)
Publicado em 1 de abril de 2015, 22h53.
Washington - O órgão que regula as negociações dos mercados futuros nos Estados Unidos, o Commodity Futures Trading Commission (CFTC), acusou nesta quarta-feira as gigantes do setor de alimentação Kraft Foods e Mondelez de manipulação dos preços do trigo usado na fabricação de produtos como os biscoitos Oreo.
O regulador afirmou que a Kraft a Mondelez compraram 90 milhões de dólares em contratos futuros de trigo, ou o equivalente ao abastecimento de seis meses, mas nunca planejaram receber a entrega deste trigo.
As duas empresas então ganharam mais de 5,4 milhões de dólares em lucros após o mercado repercutir nos preços uma reação a essa enorme posição comprada, disse a CFTC.
O órgão disse que pediu um mandado judicial contra violações futuras das duas companhias, além de ressarcimento e multas.
A Kraft disse que não espera que a questão tenha impacto financeiro significativo e que a Mondelez International deveria arcar com a maior partes dos custos da ação.
A acusação concentrou-se principalmente em negócios que ocorreram antes da separação entre Kraft e Mondelez, disse a Kraft.
A Mondelez não quis comentar.
Últimas Notícias
Brands
Uma palavra dos nossos parceiros
5 tendências que estão moldando o futuro do atendimento
Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.
leia mais