Economia

Regime de metas se consolida no Brasil

Presidente do Banco Central diz que expectativas de inflação apontam para o objetivo fixado, de 4,5%

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h45.

O regime de metas está se consolidando no Brasil, segundo o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles. Pela primeira vez, as expectativas de inflação apontam para o objetivo fixado, de 4,5%, tanto neste ano quanto em 2007, disse Meirelles, conforme reportagem da Agência Brasil.

Ao saudar o novo diretor de Assuntos Internacionais do BC, Paulo Vieira da Cunha, empossado no último dia 14, Meirelles afirmou que o Brasil sabe agora que "é possível viver com inflação sob controle". Segundo ele, é importante essa sensação, principalmente depois de ter vivido "longo e perverso período de preços com altas correções, que desorganizava a economia e corroía o poder de compra dos salários".

O presidente do Banco Central acredita que hoje a situação é outra, embora alguns setores do mercado financeiro insistam em discutir a taxa de juros antes de questionar a inflação. Meirelles afirmou que, como guardião da moeda, o BC tem a função precípua de dosar os juros à medida que a inflação esteja na meta. O presidente do BC também reafirmou que a autoridade monetária "tem que estar sempre preparada para adotar as medidas necessárias".

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

BID está trabalhando com o FMI em relação a empréstimo para a Argentina, diz Ilan Goldfajn

Demanda inicial de R$ 1,28 bilhão por novo consignado foi puxada por 'troca de dívida', diz Haddad

Caged: Brasil cria 431 mil vagas formais em fevereiro, maior número desde início da série histórica

Indústria da construção mantém pessimismo com a economia, apesar de alta no índice de atividade