Economia

Reforma tributária: Haddad confirma que União vai financiar fundo para estados e municípios

O ministro também afirmou que as "diretrizes" da reforma tributária estão bem definidas

Haddad: Os estados e municípios ainda precisam chegar a um consenso, com a União, sobre o valor do fundo de desenvolvimento regional (Edilson Rodrigues/Agência Senado/Flickr)

Haddad: Os estados e municípios ainda precisam chegar a um consenso, com a União, sobre o valor do fundo de desenvolvimento regional (Edilson Rodrigues/Agência Senado/Flickr)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 6 de junho de 2023 às 10h07.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, confirmou que a União deve contribuir com o financiamento do fundo de desenvolvimento regional, direcionado a estados e municípios. Haddad também afirmou que as "diretrizes" da reforma tributária estão bem definidas.

"Vai ter (fundo de desenvolvimento). A (união) tem que entrar. As diretrizes (da reforma) já estão bem definidas. Não tem novidade, o que tem é um desenho que apara as arestas para aprovar. O Brasil precisa muito da reforma, mais do que se imagina", disse Haddad, em conversa com jornalistas na Fazenda.

Os estados e municípios ainda precisam chegar a um consenso, com a União, sobre o valor do fundo de desenvolvimento regional, que na prática vai compensar o fim dos benefícios fiscais atualmente concedidos, por meio do ICMS, por exemplo.

Apresentação do texto acontece hoje

O relator da reforma tributária na Câmara dos Deputados, Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), vai apresentar na tarde desta terça-feira os resultados do grupo de trabalho formado na Câmara dos Deputados, para tratar do tema. O relatória será uma "prévia" do substitutivo, previsto para ser apresentado também neste mês.

Acompanhe tudo sobre:Reforma tributáriaFernando Haddad

Mais de Economia

Aneel aciona bandeira verde e conta de luz deixará de ter cobrança extra em agosto

Governo prevê espaço extra de R$ 54,9 bi para gastos em 2025

BID faz acordo com Coreia do Sul e vai destinar US$ 300 milhões em financiamento para América Latina

Alckmin: reforma tributária vai ampliar investimentos e exportações

Mais na Exame