Economia

Rato assume como diretor-gerente do FMI

O Fundo Monetário Internacional (FMI) confirmou as expectativas e elegeu, na terça-feira (4/5), o ex-ministro da Economia da Espanha, Rodrigo Rato como seu diretor-gerente. Rato, que tinha aprovação de europeus e americanos, foi escolhido em uma votação em que os 24 membros do conselho da instituição votaram.  Com 55 anos, Rato assume o cargo antes ocupado pelo alemão Horst Koehler, que renunciou em […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h31.

O Fundo Monetário Internacional (FMI) confirmou as expectativas e elegeu, na terça-feira (4/5), o ex-ministro da Economia da Espanha, Rodrigo Rato como seu diretor-gerente.

Rato, que tinha aprovação de europeus e americanos, foi escolhido em uma votação em que os 24 membros do conselho da instituição votaram.  Com 55 anos, Rato assume o cargo antes ocupado pelo alemão Horst Koehler, que renunciou em março para concorrer à presidência da Alemanha.

O espanhol concorria com outro candidato, Mohamed El-Erian, que é uma ex-autoridade de primeiro escalão da instituição. "Esperamos que Rodrigo Rato seja um líder forte e habilidoso do FMI e que vá se concentrar em continuar a fortalecer a instituição, para o benefício de todos os seus membros", disse o secretário de Tesouro dos Estados Unidos, John Snow, em comunicado oficial.

O ministro da Fazenda, Antonio Palocci, também divulgou comunicado sobre a eleição de Rodrigo Rato. "O ex-ministro da Economia da Espanha demonstrou na sua atividade governamental grande capacidade de lidar com a temática das finanças internacionais e visão aberta e moderna sobre o FMI e sua relação com os países membros. O Brasil que apóia a sua indicação cumprimenta o board pela decisão e o novo diretor-gerente do FMI , disse o documento.

O espanhol era apoiado pelo Brasil e outros 14 países da América Latina. Durante a última reunião do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em Lima, no Peru, 15 países assinaram uma carta de apoio a Rato. O documento foi enviado ao ministro da Irlanda, Charlie McCreevy, pedindo que a União Européia indicasse o nome do ministro espanhol ao cargo.

Com agências internacionais e Agência Brasil

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Senado marca sabatina de Galípolo para 8 de outubro, dia em que indicação será votada no plenário

Lula diz que acordo com Vale sobre desastres em Minas Gerais será resolvido até outubro

Alckmin descarta risco de faltar energia no Brasil, mas reconhece maior seca desde 1950

Déficit fiscal chega a R$ 9,3 bilhões em julho, informa o Tesouro Nacional

Mais na Exame