Economia

Espanha terá saldo positivo com a UE de 0,20% de seu PIB

Mariano Rajoy expressou sua satisfação pelo acordo conseguido nesta sexta-feira para o orçamento da União Europeia no período 2014-2020


	Espanha: a Espanha conseguirá manter seu saldo positivo com a UE, e inclusive melhorará seu saldo em relação ao do período anterior.
 (AFP/ Philippe Huguen)

Espanha: a Espanha conseguirá manter seu saldo positivo com a UE, e inclusive melhorará seu saldo em relação ao do período anterior. (AFP/ Philippe Huguen)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de fevereiro de 2013 às 16h03.

Bruxelas - O presidente do Governo da Espanha, Mariano Rajoy, expressou sua satisfação pelo acordo conseguido nesta sexta-feira para o orçamento da União Europeia no período 2014-2020, que permitirá a seu país ter um saldo positivo com o bloco de 0,20% de seu PIB.

O chefe do Executivo disse que este acordo representa um apoio às políticas econômicas que estão sendo realizadas por países como a Espanha, e também mais um passo da UE em uma boa direção.

Rajoy lembrou que a proposta de orçamento que saiu da cúpula comunitária de novembro faria com que Espanha passasse a ser contribuinte líquida da UE, ou seja, deveria abastecer os cofres comunitários com mais fundos do que os que receberia.

Frente a essa situação, com o acordo alcançado hoje, a Espanha conseguirá manter seu saldo positivo com a UE, e inclusive melhorará seu saldo em relação ao do período anterior - receberá agora 0,20% de seu PIB, contra 0,15% do período anterior. 

Acompanhe tudo sobre:EspanhaEuropaPiigsUnião Europeia

Mais de Economia

Governo sobe previsão de déficit de 2024 para R$ 28,8 bi, com gastos de INSS e BPC acima do previsto

Lula afirma ter interesse em conversar com China sobre projeto Novas Rotas da Seda

Lula diz que ainda vai decidir nome de sucessor de Campos Neto para o BC

Banco Central aprimora regras de segurança do Pix; veja o que muda

Mais na Exame