Economia

Rajoy e Van Rompuy negam que Espanha negocie resgate

Rajoy disse que ''não há nenhuma negociação sobre este assunto, porque o governo não fez pedidos neste sentido''

O primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy: a prolongação desta ajuda era exigida com insistência pela oposição
 (Pierre-Philippe Marcou/AFP)

O primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy: a prolongação desta ajuda era exigida com insistência pela oposição (Pierre-Philippe Marcou/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de agosto de 2012 às 20h35.

Madri - O presidente do Governo espanhol, Mariano Rajoy, e o presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, negaram nesta terça-feira que a Espanha esteja negociando seu resgate com os países da zona do euro.

Em entrevista coletiva após um almoço em Madri, Rajoy disse que ''não há nenhuma negociação sobre este assunto, porque o governo não fez pedidos neste sentido''. Por sua vez, Van Rompuy limitou-se a dizer que estava totalmente de acordo com o que o presidente espanhol disse.

Previamente, o dirigente europeu declarou que o Banco Central Europeu tinha a disposição de ajudar a Espanha e, se o governo espanhol considerasse ''útil'' essa oferta, as instituições europeias ''poderiam tomar as ações adequadas''.

Van Rompuy também disse hoje que o governo espanhol é ''suficientemente forte'' para fazer sua própria avaliação e tomar as decisões que considerar pertinentes.

A reunião desta terça entre Rajoy e Van Rompuy em Madri abre uma intensa agenda de contatos do chefe do Executivo espanhol com outros líderes europeus, que continuará na próxima quinta-feira com o presidente francês, François Hollande, e na semana seguinte com a chanceler alemã, Angela Merkel. 

Acompanhe tudo sobre:Crise econômicaCrises em empresasEspanhaEuropaPiigs

Mais de Economia

Por que Países Baixos e Reino Unido devem perder milionários nos próximos anos?

STF prorroga até setembro prazo de suspensão da desoneração da folha

FGTS tem lucro de R$ 23,4 bi em 2023, maior valor da história

Haddad diz que ainda não apresentou proposta de bloqueio de gastos a Lula

Mais na Exame