Exame Logo

Putin lamenta falta de propostas para evitar corte de gás

O presidente russo, Vladimir Putin, lamentou a falta de propostas concretas da União Europeia para evitar o corte do fornecimento de gás russo à Ucrânia

Vladimir Putin: dívida da Ucrânia chega a 3,5 bilhões de dólares (Mikhail Klimentyev/AFP)
DR

Da Redação

Publicado em 15 de maio de 2014 às 13h54.

Moscou - O presidente russo, Vladimir Putin , lamentou nesta quinta-feira a falta de propostas concretas da União Europeia (UE) para evitar o corte do fornecimento de gás russo à Ucrânia no mês que vem.

Em uma carta aberta a líderes da UE, Putin declarou que a Rússia continuava aberta a conversar sobre a dívida da Ucrânia com Moscou devido ao fornecimento de gás russo, mas confirmou que a partir de junho Kiev terá que pagar adiantado para continuar recebendo o gás.

Trata-se de "uma decisão forçada", já que a dívida da Ucrânia com a Rússia pelo fornecimento de gás já realizado chega a 3,5 bilhões de dólares, disse Putin.

O gigante russo Gazprom havia advertido na terça-feira que exigia da companhia pública ucraniana 1,66 bilhão de dólares como pagamento antecipado para suas entregas de gás do mês de junho. Do contrário, poderia interromper o fornecimento de gás à Ucrânia no início do mês que vem, declarou.

"A Gazprom não recebeu nenhum pagamento pelas entregas de gás à Ucrânia (...) embora a Ucrânia já tenha recebido a primeira parcela do empréstimo do FMI" (Fundo Monetário Internacional), ou seja, 3,2 bilhões de dólares, declarou Putin.

"Infelizmente, não recebemos nenhuma proposta concreta de nossos sócios para estabilizar a situação e para que a Ucrânia possa cumprir com suas obrigações contratuais e garantir um trânsito confiável", escreveu Putin nesta carta aos líderes europeus.

A UE importa um quarto de seu gás da Rússia. Cerca da metade deste gás transita pela Ucrânia.

"Esperamos que a Comissão Europeia participe mais ativamente no diálogo para alcançar soluções específicas e equitativas que ajudem a estabilizar a economia da Ucrânia", acrescentou o presidente russo.

São Paulo – Segundo dados compilados pela central de inteligência norte-americana (CIA, na sigla em inglês), a Rússia é o país que detém a maior reserva nacional de gás natural do mundo. O país tem 47,578 trilhões de metros cúbicos do combustível em seu território. Isto equivale dizer que os russos possuem 25% do total de gás natural existente no mundo. Entre os 10 primeiros do ranking estão países do Oriente Médio e da Ásia. O Brasil tem a 37ª maior reserva do combustível, que totaliza cerca de 364,2 bilhões de metros cúbicos de gás. Veja nos slides ao lado quais são as 10 maiores reservas de gás natural do mundo
  • 2. Rússia

    2 /11(Getty Images)

  • Veja também

    Os russos encabeçam a lista dos países com a maior riqueza em gás natural, segundo ranking da CIA. O país detém 47,57 trilhões de metros cúbicos do combustível, o que equivale a cerca de 25% do total de reservas mundiais.
  • 3. Irã

    3 /11(Getty Images)

  • Em segundo lugar no ranking está o Irã. De acordo com o CIA Factbook, os iranianos detém cerca de 15,57% do total de reservas mundiais de gás natural. As jazidas do país armazenam aproximadamente29,6 trilhões de metros cúbicos do combustível.
  • 4. Qatar

    4 /11(Getty Images)

    O pequeno emirado do Qatar tem a terceira maior reserva mundial de gás natural, de acordo com o banco de dados da CIA. As jazidas totalizam 25,47 trilhões de metros cúbicos do combustível, o que corresponde 13,39% das reservas mundiais.
  • 5. Turcomenistão

    5 /11(Wikimedia Commons)

    A quarta maior reserva de gás natural do mundo está no Turcomenistão. O país asiático detém, sozinho, 3,95% deste combustível. Ao todo, são 7,5 trilhões de metros cúbicos de gás, de acordo com as estatísticas da CIA.
  • 6. Arábia Saudita

    6 /11(Wikimedia Commons/Reprodução)

    Logo atrás do Turcomenistão na lista está a Arábia Saudita. O país do Oriente Médio tem 3,92% do total de gás natural no mundo, o que equivale a 7,46 trilhões de metros cúbicos do combustível, segundo a CIA.
  • 7. Estados Unidos

    7 /11(Getty Images)

    Os Estados Unidos são ricos em recursos minerais, e também entram na lista dos que têm as maiores reservas de gás natural do mundo. O país conta com 3,64% de todas as reservas existentes, com um volume de 6,93 trilhões de metros cúbicos.
  • 8. Emirados Árabes

    8 /11(Wikimedia Commons)

    Os Emirados Árabes Unidos contam com a sétima maior reserva de gás natural do mundo, segundo a CIA. O conjunto detém 3,19% do total de gás natural existente, o que equivale a 6,07 trilhões de metros cúbicos do combustível.
  • 9. Nigéria

    9 /11(Getty Images)

    Com 5,25 trilhões de metros cúbicos de gás natural, a Nigéria ocupa a oitava posição do ranking, segundo dados da CIA. O país africano tem 2,76% do total de gás natural existente no mundo.
  • 10. Venezuela

    10 /11(Wikimedia Commons)

    Como era de se esperar, a Venezuela, que tem grandes reservas de petróleo, conta também com uma vasta fonte de gás natural. O país tem reservas estimadas em 4,98 trilhões de metros cúbicos do combustível, o que equivale a 2,62% do total.
  • 11. Argélia

    11 /11(Wikimedia Commons)

    A Argélia fecha a lista das 10 maiores reservas nacionais de gás natural do mundo. O país tem cerca de 4,5 trilhões de metros cúbicos de gás em seu território. Isto equivale a 2,37% do total do combustível existente no mundo.
  • Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEuropaGásPolíticosRússiaUcrâniaVladimir Putin

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Economia

    Mais na Exame